Seu navegador está desatualizado.

Para experimentar uma navegação mais interessante, recomendamos que você o atualize clicando em um dos links ao lado.
Todos são gratuitos e fáceis de instalar.

 
  • em vitruvius
    • em revistas
    • em jornal
  • \/
  •  

pesquisa

guia de livros

Novela bufa do ufanismo em concreto

Novela bufa do ufanismo em concreto

Episódios avulsos das crises conjugais da arquitectura moderna no Brasil (1914-1943)

André Carinha Tavares

Equações de arquitectura

Dafne Editora, Porto Portugal; 1ª edição, 2009
CDD 724.981 T231n

edição em português
brochura
172 p
15 x 22,5 x 1,5 cm
500 g
ilustrado
preto e branco
fotos
desenhos
ISBN 978-989-8217-03-5

sobre o livro

Betão armado, no Brasil, é concreto. Ufanismo é a manifestação de um orgulho desmedido e, até, um pouco despropositado. Esta Novela Bufa do Ufanismo em Concreto é uma viagem aos argumentos da construção de uma identidade para a arquitectura moderna brasileira.

Ao alcançar a ideia da construção concebida com intenção plástica, a arquitectura brasileira conciliou os argumentos poéticos com a estética do engenheiro. O betão armado foi capaz de produzir essa síntese e de exprimir a beleza imanada do contemporâneo. Só que, imersos no caldeirão do senso comum, das relações familiares e económicas, os arquitectos do Brasil tropeçaram em vários alçapões floridos.

Este livro cartografa alguns equívocos que nasceram dessa fricção entre o quotidiano da prática e o exercício da teoria. Percorre a obra teórica e construída de arquitectos, engenheiros, poetas e viajantes incansáveis, para além de contar com a participação especial do insigne perneta Sacy Pererê.

sobre o autor

André Carinha Tavares
Arquiteto formado pela FAUP (2000). Como estudante de graduação e pós-graduação frequentou, na Suíça, a École Polytechnique Fedérale de Lausanne (1998/1999) e a Accademia di Achitettura di Mendrisio (2003/2004).

como citar

TAVARES, André Carinha. Novela bufa do ufanismo em concreto. Episódios avulsos das crises conjugais da arquitectura moderna no Brasil (1914-1943). Equações de arquitectura, volume v.9. Porto Portugal, Dafne Editora, 2009.

comentários

revistas

jornal


© 2000–2019 Vitruvius
Todos os direitos reservados

As informações são sempre responsabilidade da fonte citada