Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

bookshelf

A cidade no Brasil

A cidade no Brasil

Antonio Risério

Editora 34, São Paulo; 1ª edição, 2012

edition: português
386 p
16 x 23 cm
ISBN 978-85-7326-490-6

(urbanismo)

A cidade no Brasil

about the book

Em A cidade no Brasil, o antropólogo, poeta e ensaísta Antonio Risério examina — em perspectiva histórica e antropológica, mas também em diálogo constante com os domínios da estética, da arquitetura e do urbanismo — o fenômeno urbano no Brasil, desde suas origens até os dias de hoje.

Com a mão livre de ensaísta-poeta e o pensamento vivo de intelectual atuante, o autor aborda, entre outros temas, a hipótese das “cidades” indígenas pré-cabralinas na Amazônia, a implantação do modelo urbanístico ibérico na América, a influência africana e das migrações modernas na configuração urbana, o sonho de Brasília em sua relação com a tradição e com as vanguardas artísticas, a situação atual de nossas ci­dades e seus possíveis horizontes no século XXI.

Nestas páginas, em que, para Carlos Guilherme Mota, afirma-se um novo intérprete do Brasil, Antonio Risério nos convida a pensar e repensar o passado, o presente e o futuro da cidade — e da sociedade — brasileira.

about the author

Antonio Risério
É poeta, escritor e antropólogo. Fez política estudantil em 1968, mergulhou na viagem da contracultura, editou revistas de poesia experimental na década de 70 e escreveu para a imprensa brasileira. Concebeu o Centro de Referência Afronegra.

how to quote

RISéRIO, Antonio. A cidade no Brasil. São Paulo, Editora 34, 2012.

comments

A cidade no Brasil

resenhas desse livro
por Carlos Guilherme Mota

outros livros

share

Antonio Risério

Avant-garde na Bahía

Antonio Risério

Instituto Lina Bo e P.M. Bardi, 1995


magazines

newspaper


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided