Duas obras de Januário Godinho
Duas obras de Januário Godinho
André Carinha Tavares
Equações de arquitectura
Dafne Editora, Porto; 1ª edição, 2012
edição em português
brochura
180 p
15 x 25,5 x 2 cm
450 g
ilustrado
preto e branco
fotos
desenhos
ISBN
978-989-8217-22-6
arquitetura e urbanismo (arquiteto e obra)

sobre o livro
Quais as possibilidades e os limites implícitos no trabalho de um arquiteto? A partir de duas obras projetadas por Januário Godinho para a então vila de Ovar, o Mercado Municipal e o Tribunal Judicial, este livro ensaia hipóteses para responder a essa pergunta. Ambas as obras conheceram vários projetos e foram amplamente debatidas como elementos transformadores do caráter da vila. Esses debates, as suas variantes, hesitações e progressos, revelam aspectos do que é, ou do que foi, o fazer da arquitetura no século XX em Portugal.
Estes projetos atravessaram os primeiros anos do profícuo percurso profissional de Januário Godinho e, o fato de Ovar ser a sua terra natal, fez coincidir o afeto pessoal que tinha pelo lugar com o conhecimento profissional que conduziu à sua transformação física. Estes foram os principais equipamentos construídos durante aquela época em Ovar, o que permite focar nessas operações um sentido de transformação urbana muito preciso. Este livro engendra-se por entre esse conjunto de coincidências, procurando extrair delas um sentido mais lato sobre as potencialidades que se oferecem ao exercício da arquitetura.
sobre o autor
André Carinha Tavares
Arquiteto formado pela FAUP (2000). Como estudante de graduação e pós-graduação frequentou, na Suíça, a École Polytechnique Fedérale de Lausanne (1998/1999) e a Accademia di Achitettura di Mendrisio (2003/2004).