Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

bookshelf

Affonso Eduardo Reidy

Affonso Eduardo Reidy

Nabil Bonduki (Org.)
 

Série Arquitetos Brasileiros

Blau, Instituto Lina Bo e P.M. Bardi, Lisboa; 1ª edição, 1999

edition: português
216 p
28 x 28 x 2 cm
1400 g
illustrated
fullcolor
ISBN 972-8311-46-X

(arquiteto e obra)

Affonso Eduardo Reidy

about the book

Este livro é um dos resultados de uma extensa pesquisa sobre habitação social e urbanismo do período de 1930 a 1964, que está sendo desenvolvida pelo Grupo de Pesquisa e Assessoria em Habitação e Urbanismo do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Escola de Engenharia de São Carlos da USP.

Embora a pesquisa tenha como objetivo identificar e documentar a produção desconhecida de habitação promovida pelo setor público, era inevitável estudar a obra de Affonso Eduardo Reidy, um dos principais arquitetos que participaram desta produção. Este estudo tem uma perspectiva mais ampla, que objetiva resgatar a trajetória profissional dos pioneiros da habitação social no Brasil e que inclui, ainda, os arquitetos Rubens Porto, Carlos F. Ferreira, Eduardo Kneese de Melo, Attílio Correa Lima e Francisco Bolonha e a engenheira Carmem Portinho.

A oportunidade de publicar este livro, surgida da iniciativa do Instituto Lina Bo e P.M. Bardi, permite a divulgação da pesquisa, garantindo o acesso a uma documentação nunca antes reunida no Brasil. Com exceção do catálogo referente à exposição de A. E. Reidy, realizada em 1985 no Solar Grandjean de Montigny, o único livro sobre seus projetos foi editado em Stuttgart, Alemanha, em 1961, em inglês e alemão.

Resgatar a obra e o pensamento de Reidy não foi, entretanto, tarefa das mais simples. Morto em 1964, seus projetos se dispersaram e muitos se perderam, apesar do esforço de sua companheira Carmem Portinho, cuja colaboração foi fundamental para a realização deste livro. O abandono dos arquivos públicos, a descontinuidade administrativa da antiga Prefeitura do Distrito Federal, onde Reidy trabalhou cerca de trinta anos e a falta de um registro sistemático sobre os projetos e planos realizados nos órgãos públicos, constituíram, entre outros, obstáculos que dificultaram - mas não impediram -a pesquisa e o resgate da obra de Reidy.

Apesar dos problemas enfrentados na obtenção da documentação, optou-se por utilizar os desenhos originais do arquiteto ou os produzidos sob sua supervisão, por entender que eles representam mais fielmente sua linguagem e o espírito de seu tempo. Ganhando em autenticidade, esta alternativa acarretou um extenso trabalho de levantamento, reprodução documental e tratamento digital das imagens, apenas possível graças ao empenho e dedicação da equipe envolvida nesta produção.

Resgatando e divulgando para as novas gerações uma produção arquitetônica vibrante e otimista, pública e com perspectiva social, realizada num período em que se acreditava num futuro melhor, esperamos que esta publicação possa contribuir para o debate sobre os novos horizontes que precisam se abrir para a arquitetura e as cidades brasileiras.

about the author

Nabil Bonduki
Graduação,mestrado e doutorado pela FAU-USP, onde atualmente é decente. Tem experiência na área de habitação e planejamento urbano.

how to quote

BONDUKI, Nabil (Org.). Affonso Eduardo Reidy. Série Arquitetos Brasileiros, Lisboa, Blau, Instituto Lina Bo e P.M. Bardi, 1999.

comments

magazines

newspaper


© 2000–2019 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided