Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

bookshelf

Midiateca da PUC-RIO

Midiateca da PUC-RIO

Otavio Leonídio and Luiz Fernando Martha

Pontifícia Universidade Católica - PUC-Rio, Romano Guerra, São Paulo; 1ª, 2007
livro esgotado

edition: português
paperback
56 p
21 x 23 x 1 cm
200 g
illustrated
fullcolor
photos
drawings
ISBN 978-85-88585-14-0
CDD 727.8 L585m

(projeto de arquitetura)

Midiateca da PUC-RIO

about the book

Este livro apresenta o projeto da Midiateca da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC-Rio. O livro apresenta as etapas do processo que resultou na definição do projeto arquitetônico do novo edifício, de autoria do do escritório SPBR Arquitetos, liderado pelo arquiteto Angelo Bucci, além de artigo sobre o programa "biblioteca" ao longo da história, de autoria de Otavio Leonidio.

O júri do concurso foi composto por professores do curso de Arquitetura da Universidade (arquitetos Álder Catunda, Alfredo Britto e Otavio Leonídio), pelo engenheiro e também professor da PUC-Rio Antonio Roberto Barboza de Oliveira, pela diretora da Divisão de Documentação e Bibliotecas da PUC-Rio, bibliotecária Dolores Rodriguez Perez, e ainda pelo arquiteto Aníbal Paranhos Coutinho, professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Foram convidados a participar do concurso os escritórios Arquitetório, DDG, Henrique Mindlin Arquitetos Associados, Índio da Costa Arquitetura e Design, João Walter Toscano, Oficina de Arquitetos e SPBR.

O concurso desenvolveu-se em duas etapas. Na primeira, o júri avaliou o conteúdo dos painéis apresentados pelos concorrentes. Numa segunda etapa, cada concorrente apresentou oralmente sua proposta aos membros do júri. As apresentações orais ocorreram no auditório do Rio Data Center da PUC-Rio, ao longo do dia 23 de junho de 2006, e contaram com a presença maciça da comunidade acadêmica.

Conforme definido pelo edital do concurso, os critérios que nortearam a seleção da proposta vencedora foram, entre outros: a inserção no campus; a compatibilidade com o programa de necessidades proposto; a flexibilidade do projeto; o conforto ambiental e a racionalidade no uso de recursos energéticos; e o respeito ao preceito da ampla acessibilidade por parte de portadores de necessidades especiais.

O projeto vencedor do concurso (por unanimidade de votos) foi o do escritório SPBR Arquitetos, liderado pelo arquiteto Angelo Bucci – um dos principais expoentes da nova arquitetura brasileira. Em seu parecer, os membros do júri destacaram “a capacidade da proposta de responder à complexidade de demandas definidas pelo Edital do Concurso, com destaque para a valorização da inserção da nova edificação no campus da PUC-Rio; a riqueza como o projeto organiza os elementos constantes do programa de necessidades; a complexidade e a qualidade dos espaços de leitura e acolhimento propostos; a racionalidade das soluções construtivas em geral e estrutural em particular da proposta”.

about the authors

Otavio Leonídio
Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo e doutorado em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro/PUC-Rio. É professor do Curso de Arquitetura e Urbanismo e do Programa de Pós Graduação em Design da PUC-Rio.

Luiz Fernando Martha
Possui graduação e mestrado em Engenharia Civil pela PUC-Rio, e PhD em Engenharia Estrutural pela Cornell University. Desde 1990 é Professor Associado e atua como coordenador de projetos de pesquisa no Tecgraf, ambos na PUC-Rio.

how to quote

LEONíDIO, Otavio; MARTHA, Luiz Fernando. Midiateca da PUC-RIO. 1ª, São Paulo, Pontifícia Universidade Católica - PUC-Rio, Romano Guerra, 2007.

comments

magazines

newspaper


© 2000–2017 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided