Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

bookshelf

Pedro Paulo de Melo Saraiva, arquiteto

new

Pedro Paulo de Melo Saraiva, arquiteto

Luis Espallargas Gimenez

Romano Guerra, São Paulo; 1ª edição, 2016

Série Arquitetura Brasileira, Romano Guerra Editora e Instituto P.M. e Lina Bo Bardi

AQUISIÇÃO: rg@romanoguerra.com.br

edition: português
paperback
272 p
17 x 24 cm
illustrated
fullcolor
photos
drawings
ISBN 978-85-88585-49-2

Pedro Paulo de Melo Saraiva, arquiteto

about the book

Com autoria do arquiteto e professor Luis Espallargas Gimenez, o livro foi produzido a partir de ampla pesquisa documental e iconográfica, além de entrevistas com o próprio Pedro Paulo, hoje com 82 anos. A partir de seus relatos, o livro aborda as seguintes questões: origem e formação, influências e principais edifícios residenciais, diversidade de programas e tipologias de projetos, questões técnico-construtivas, atuação em agências governamentais, além de sua vida acadêmica, como assistente de Vilanova Artigas, ao lado de Paulo Mendes da Rocha, na FAU USP, e como professor titular da FAU Mackenzie.

Patrocinado pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo (CAU/SP), o livro conta também com destaques dos projetos de grande relevância social e qualidade arquitetônica e ensaios fotográficos de edifícios, de autoria do fotógrafo Nelson Kon, Joana França, Leonardo Finotti, Marcos Piffer, entre outros. Entre os projetos destacam-se a sede da Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo – Prodesp, a Escola de Administração Fazendária – ESAF, em Brasília, os edifícios 5ª Avenida e ACAL, em São Paulo, e o salão de festas do Esporte Clube Sírio.

Sobre Pedro Paulo de Melo Saraiva

Formado nos anos 1950 na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Mackenzie, teve sua obra reconhecida tanto na cidade de São Paulo, como em outras cidades brasileiras. Segundo Luis Espallargas Gimenez, autor do livro, a importância do trabalho do arquiteto está em mostrar que o artista sempre faz diferente fazendo o mesmo. “Saraiva nos convence que um bom arquiteto é aquele que reconhece critérios superiores, que é convicto de sua maneira de ordenar os problemas da construção da forma, que sua importância é diretamente proporcional à seriedade de sua experiência. Importa perceber que o arquiteto não cede às coisas fáceis para causar sensação, que a arquitetura não estabelece uma solução peculiar para cada problema específico, mas reconhece a adequação das respostas conhecidas”.

Sobre a Série Arquitetura Brasileira

Com o objetivo de fazer um registro histórico da produção arquitetônica nacional, o Instituto Lina Bo e P.M. Bardi, em parceria com a Romano Guerra Editora, criou a série de livros Arquitetura Brasileira, que será composta por livros que abordarão os trabalhos de arquitetos atuantes no Brasil, cujas obras tenham contribuído para o engrandecimento desta área da cultura, como Giancarlo Palanti, Carlos Millan, Abrahão Sanovicz, entre outros.

Aquisição

O livro está disponível nas boas livrarias, mas pode ser adequirido diretamente da editora pelo email rg@romanoguerra.com.br

about the author

Luis Espallargas Gimenez
Arquiteto, doutor pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, professor do Instituto de Arquitetura e Urbanismo da USP São Carlos.

how to quote

ESPALLARGAS GIMENEZ, Luis. Pedro Paulo de Melo Saraiva, arquiteto. São Paulo, Romano Guerra, 2016.

comments

Pedro Paulo de Melo Saraiva, arquiteto

resenhas desse livro
por Paulo Yassuhide Fujioka

outros livros

share

magazines

newspaper


© 2000–2017 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided