Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

bookshelf

Michel Arnoult, design e utopia

new

Michel Arnoult, design e utopia

Móveis em série para todos

Ethel Leon (Org.)
 

Edições Sesc, São Paulo; 1a edição, 2016

edition: português
paperback
216 p
22,5 x 29 cm
illustrated
fullcolor
photos
ISBN 978-85-69298-67-0

Michel Arnoult, design e utopia

about the book

Nascido na França em 1922, o designer Michel Arnoult veio para o Brasil com 26 anos, onde permaneceu até o final de sua vida. Reconhecido pela originalidade de suas obras e pelo impacto delas no cenário de produção, comercialização e afirmação do design de móveis no Brasil, desde o início de sua carreira pretendia tornar seu trabalho acessível ao grande público. A sofisticação de seus projetos considerava a leveza dos materiais, a economia de espaço e de recursos, a facilidade nas montagens e, acima de tudo, a relação de suas criações com a vida comum.

Michel Arnoult, design e utopia está organizado em oito capítulos assinados por Mina W. Hugerth, Marcello Montore, Yvonne Mautner e pela organizadora Ethel Leon, que realizou parte de sua pesquisa no Musée des Arts Décoratifs do Louvre, no Musée du Patrimoine e na École Camondo, todos na França, e em Londres, no Geffrye Museum, no Victoria and Albert Museum e no Imperial War Museum. Aos capítulos, somam-se ainda o Prefácio de Gui Bonsiepe, a reflexão de Annick Arnoult no texto “Meu pai, Michel Arnoult”, a análise de Helena Ayoub Silva intitulada “Dois projetos do estudante Michel Arnoult”, Introdução e Conclusão de Ethel Leon, textos do próprio Michel Arnoult e a valiosa Linha do Tempo de Michel Arnoult (1922-2005).

A obra permite que o leitor apreenda parte da história do design brasileiro na segunda metade do século XX, acompanhando o exercício de uma profissão emblemática, seus tropeços, recuos, realizações e influências sobre a vida contemporânea, tanto no aspecto físico quanto estético.

about the author

Ethel Leon
Jornalista, pesquisadora e professora na área de história do design brasileiro.

how to quote

LEON, Ethel (Org.). Michel Arnoult, design e utopia. Móveis em série para todos. 1a edição, São Paulo, Edições Sesc, 2016.

comments

Michel Arnoult, design e utopia

resenhas desse livro
por Gilberto Paim

outros livros

share

Ethel Leon

Design brasileiro

Ethel Leon

Viana & Mosley, 2004

IAC - Primeira Escola de Design do Brasil

Ethel Leon

Blucher, 2014

Memórias do design brasileiro

Ethel Leon

Senac São Paulo, 2009


magazines

newspaper


© 2000–2017 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided