Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

bookshelf

A coluna e o vulto

new

A coluna e o vulto

Reflexões sobre a casa e o habitar na história antiga e moderna

Mário Henrique S. D'Agostino

Annablume, São Paulo; 1a edição, 2016

edition: português
paperback
120 p
16 x 23 cm
illustrated
B&W
fullcolor
photos
ISBN 978-85-391-0793-3

A coluna e o vulto

about the book

A publicação trata de distintos sentidos do habitar na civilização ocidental, ao apreço de obras edificadas, iconográficas e literárias – tragédias clássicas, escritos filosóficos e de retórica antiga, tratados, manifestos e demais “cantarias” que dão corpo à vida em comum.

Como fio condutor, a semântica das colunas. Muitos os livros dedicados às ordens clássicas da arquitetura, ao conjunto das colunas greco-romanas que povoaram a maioria dos edifícios até a alba do século passado: toscanas, dóricas, jônicas, coríntias ou compósitas. Por que persistir em estudá-las numa época que praticamente baniu da arquitetura seus significados de origem, suas conotações másculas e feminis, sua performance, sua eloquência? E todavia, vez ou outra assistimos a seu retorno espectral, fantasmático, numa miríade cotidiana de ornamentos que se aderem às paredes de modernos empreendimentos imobiliários.

Não é para o “sepulcro do clássico” ou o “ornato-commodity” que o presente livro volta seus olhos; antes, palmilha campos semânticos que dão assento ao ato primário de se firmar um esteio. Colunas são como corpos, e as evocações líticas que ensejam hão de surpreender o leitor disposto a ouvi-las. Propriamente em torno desse áxis, argumenta o autor, orbitam, no curso da história, luzentes constelações de sentidos. Valendo-se de variada literatura, num arco temporal de longo alcance, o autor se furta de antigas querelas estilísticas, indo ao encalço de veredas hoje pouco visitadas, ao coração de reflexões essenciais para uma arte que, provendo sustentos, põe em contínuo foco o portento e o mistério do habitar.

about the author

Mário Henrique S. D'Agostino
Arquiteto graduado pela PUC-Campinas e doutor pela FAU-USP. Professor de Estética e História da Arquitetura em cursos de graduação e pós-graduação da FAU-USP.

how to quote

D'AGOSTINO, Mário Henrique S.. A coluna e o vulto. Reflexões sobre a casa e o habitar na história antiga e moderna. 1a edição, São Paulo, Annablume, 2016.

comments

magazines

newspaper


© 2000–2017 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided