Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

bookshelf

Uma festa brasileira celebrada em Ruão em 1550

Uma festa brasileira celebrada em Ruão em 1550

Seguida de um fragmento do século XVI que trata da teogonia dos antigos povos do Brasil e das poesias em língua tupi de Cristóvão Valente

Ferdinand Denis

Conselho Editorial do Senado Federal, Brasília; 1a edição, 2011
original title: Une fête brésilienne célebrée à Rouen en 1550 suivie d´un fragment du XVIe siècle roulant sur la théogonie des anciens peuples
Edições do Senado Federal - Volume 150

edition: português
paperback
142 p
15 x 23 cm
B&W
ISBN 9788570183811

Uma festa brasileira celebrada em Ruão em 1550

about the book

Em Uma festa brasileira, o francês Ferdinand Denis refere-se a uma grande representação realizada por cinquenta índios e duzentos e cinquenta marinheiros normandos, nos dias 1.º e 2 de outubro de 1550, na cidade francesa de Rouen, na Normandia.

Ferdinand Denis (1798-1890), o maior pesquisador da cultura brasileira no século XIX e autor de uma das primeiras histórias literárias do País, também contribuiu para a recuperação de documentos e de livros considerados desaparecidos definitivamente. Neste volume, Denis relata uma curiosa e histórica exibição teatral diante de Henrique II, rei da França, retratando festas e rituais indígenas. Sobre os espetáculos reproduzidos por marinheiros e por índios tabajaras e tupinambás, Denis escreve: “A vida guerreira dos índios, suas alternativas de alegria ou de terror, os incidentes que trazia o tráfico de pau-brasil, os estratagemas empregados para a caça, as danças que sucediam ao trabalho, tudo devia ser ‘ingenuamente pintado do natural’.” O livro inclui uma teogonia dos indígenas, documentos sobre a autoria do relato, notas de interesse histórico e etnográfico, e ainda os chamados Poemas Brasílicos, escritos e impressos pelo padre inaciano Cristóvão Valente em edição bilíngue (nheengatu e português).

about the author

Ferdinand Denis
Viajante, historiador e escritor francês, Jean-Ferdinand Denis (Paris, 13 de agosto de 1798 – Paris, 1º de agosto de 1890) foi especialista em História do Brasil e administrador da Biblioteca de Santa Genoveva em Paris.

how to quote

DENIS, Ferdinand. Uma festa brasileira celebrada em Ruão em 1550. Seguida de um fragmento do século XVI que trata da teogonia dos antigos povos do Brasil e das poesias em língua tupi de Cristóvão Valente. 1a edição, Brasília, Conselho Editorial do Senado Federal, 2011.

comments

Uma festa brasileira celebrada em Ruão em 1550

resenhas desse livro
por Luiz Philippe Torelly

outros livros

share

magazines

newspaper


© 2000–2017 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided