Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

bookshelf

As ideias fora do lugar

As ideias fora do lugar

Ensaios selecionados

Roberto Schwarz

Companhia das Letras, Penguin Books, São Paulo; 1ª Edição, 2014
original title: Roberto Schwarz

edition:
paperback
152 p
13 x 20 cm
152 g
ISBN 97-885-6353-0957

As ideias fora do lugar

about the book

Se há um crítico brasileiro que marca e influencia outros estudiosos ao redor do mundo é Roberto Schwarz. Sua inovadora abordagem das relações entre a forma ficcional e a estrutura de classes nos romances de Machado de Assis é fruto das mais avançadas formulações nas áreas da teoria estética, da história e da sociologia.

Herdeiro da Escola de Frankfurt, Schwarz ampliou o campo da crítica - inclusive em termos geográficos, pois hoje os textos do brasileiro são lidos e comentados nas melhores universidades europeias e norte-americanas.

Em As ideias fora do lugar estão nada menos que seis peças da crítica literária do autor, textos essenciais que são leitura obrigatória para todos aqueles interessados em entender o nosso país por meio da literatura e das ciências sociais. Cultura e política no Brasil sob a ditadura, Machado de Assis, identidade nacional e uma leitura arrojada da ficção de Paulo Emilio Sales Gomes formam a constelação de temas e motivos deste volume.

No ensaio que empresta seu título ao livro, Schwarz tenta compreender como se deu, na forma do romance oitocentista brasileiro, a leitura de uma sociedade na qual as ideias liberais eram solapadas pela realidade de um país escravocrata e socialmente atrasado, em que o favor era a moeda corrente. O nó dessa questão é exposto com brilhantismo nesse texto que é uma das pedras de toque da crítica dos últimos trinta anos. Uma obra-prima da leitura social de textos de ficção.

about the author

Roberto Schwarz
Graduado em Ciências Sociais (USP), mestre (Universidade de Yale) e doutor (Universidade de Paris III, Sorbonne). Ensinou teoria literária na USP e Unicamp. Autor dos livros Ao vencedor as batatas e Um mestre na periferia do capitalismo.

how to quote

SCHWARZ, Roberto. As ideias fora do lugar. Ensaios selecionados. 1ª Edição, São Paulo, Companhia das Letras, Penguin Books, 2014.

comments

As ideias fora do lugar

resenhas desse livro
por Matheus de Vasconcelos Casimiro

outros livros

share

magazines

newspaper


© 2000–2017 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided