Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

bookshelf

Livro Andrade Morettin

Livro Andrade Morettin

Cadernos de Arquitetura

Vinicius Andrade and Marcelo Morettin

BEĨ, São Paulo; 1ª edição, 2016
Português e inglês

edition: português
hardcover
208 p
23,4 x 31,3 cm
fullcolor
photos
drawings
ISBN 978-85-7850-139-6

Livro Andrade Morettin

about the book

No livro Andrade Morettin – Cadernos de Arquitetura, os arquitetos buscam expor o raciocínio por trás dos projetos criados ao longo de quase 20 anos de trabalho, de forma que os leitores possam construir uma crítica embasada sobre a obra do escritório ou mesmo sobre a arquitetura contemporânea de modo geral. “Buscamos assim contribuir para o enriquecimento da cultura arquitetônica para além dos guetos do meio especializado”, explica Marcelo Morettin.

A trajetória dos arquitetos foi, segundo Vinicius Andrade, marcada por muitas experiências, tentativas, erros e acertos, até que encontrassem um caminho próprio para a arquitetura que querem propor: “Isso é relativamente novo para nós, que sempre colocamos a pesquisa acima da vontade de estabelecer uma marca. Quando nos demos conta de que tínhamos, finalmente, formulado algo consistente, achamos que era hora de compartilhar”.

O livro divide-se em cinco cadernos. O primeiro traz textos críticos e uma exposição dos princípios dos arquitetos, que partem de uma concepção de arquitetura adaptada aos trópicos. Os demais cadernos focam em projetos específicos – a Residência RR, o Edifício Box 298, o Edifício Pop, o IMS (Instituto Moreira Salles) e o Impa (Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada). Assim, a obra preserva um espírito de “caderno de anotação”, explicando quase didaticamente como cada projeto foi concebido e executado.

Para os arquitetos, os projetos selecionados são aqueles que ilustram melhor a ideia de arquitetura que querem compartilhar. “São projetos que valorizam uma relação delicada como o meio ambiente, caracterizados pela presença da luz, pela leveza, pelo uso de componentes industrializados ou pré-fabricados e, particularmente, inspirados pela arquitetura vernacular do Brasil”, afirma Vinicius Andrade.

O primeiro caderno traz um texto escrito pelo arquiteto e designer Edwin Heathcote, crítico de arquitetura e design do jornal inglês Financial Times desde 1999, editor do site Reading Design e autor de mais de 12 livros, além de colaborador de importantes títulos internacionais de design, arte e arquitetura, como Wallpaper, GQ, L’Architecture d’Aujord’hui, Icon e Apollo, seguido por uma entrevista extensa e minuciosa sobre as duas décadas do escritório escrita na sequência por Fernando Serapião, crítico brasileiro de arquitetura e editor da revista Monolito.

Ao transpor os projetos desenvolvidos no escritório para uma edição aberta ao público, os arquitetos entendem que o maior desafio do projeto foi o da linguagem. “Queríamos que fosse possível compartilhar com os leitores, para além do aspecto formal de nossos projetos, o pensamento arquitetônico com o qual os projetos são concebidos. Este desejo pautou a formatação do livro”, explica Marcelo Morettin.

about the authors

Vinicius Andrade
Vinicius Andrade, ao lado de Marcelo Morettin, é arquiteto associado do escritório Andrade & Morettin Arquitetos.

Marcelo Morettin
Marcelo Morettin, ao lado de Vinicius Andrade, é arquiteto associado do escritório Andrade & Morettin Arquitetos.

how to quote

ANDRADE, Vinicius; MORETTIN, Marcelo. Livro Andrade Morettin. Cadernos de Arquitetura. São Paulo, BEĨ, 2016.

comments

Livro Andrade Morettin

outros livros

share

magazines

newspaper


© 2000–2017 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided