Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

bookshelf

Como não fazer uma tese

Como não fazer uma tese

Clovis Ultramari

Livraria da Física, ; 1ª, 2016

edition: português
paperback
152 p
ISBN 978-8578613-97-6

Como não fazer uma tese

about the book

Este livro, inicialmente, fora escrito ao candidato em início de sua pesquisa de doutoramento. Após leitura de pareceristas das editoras, concluiu-se que seria também do interesse do orientador.

Seus capítulos escrutinam as principais fazes da elaboração de uma tese. Inicia com a escolha do tema de pesquisa e do orientador e avança até a sessão da defesa.

Clóvis Ultramari escreve seu livro com quatro grandes características que lhe garantem uma singularidade prazerosa: 1. Serve-se, o tempo todo, de referências a outros autores, garantindo uma riqueza de campos de conhecimento diversos. 2. Resgata de sua memória um brilhante acervo literário para reforçar sua crença na importância da boa escrita. 2. Afasta-se, explicitamente, do modelo de manuais ou diretrizes que se propõem a guiar o candidato passo a passo. 4. Insiste, veementemente, que devemos buscar prazer no trabalho do pesquisador, no do candidato a doutor e na relação entre eles.
O estilo que Clóvis Ultramari utiliza é irônico, divertido, algumas vezes, como ele mesmo diz, "cínico". Com isso, garante que a leitura desse livro não seja mais um "fardo" de compromisso de leitura a fazer, mas sim um passatempo útil.

about the author

Clovis Ultramari
Arquiteto e urbanista, pesquisador junto ao Programa de Pós-graduação em Gestão Urbana (PUC-PR) e pós-doutor pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT). Sua produção acadêmica discute conceito e gestão da cidade.

how to quote

ULTRAMARI, Clovis. Como não fazer uma tese. 1ª, , Livraria da Física, 2016.

comments

Como não fazer uma tese

resenhas desse livro
por Manoela Massuchetto Jazar

outros livros

share

magazines

newspaper


© 2000–2017 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided