Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

bookshelf

Economia do patrimônio cultural

Economia do patrimônio cultural

Françoise Benhamou

Edições Sesc SP, São Paulo; 1ª edição, 2016

edition: português
paperback
144 p
16 x 23 cm
ISBN 978-85-69298-97-7

Economia do patrimônio cultural

about the book

Economia do patrimônio cultural, de Françoise Benhamou, editado pela Edições Sesc São Paulo, trata da administração econômica do patrimônio cultural, ampliando a discussão acerca de sua manutenção e gestão. Museus, sítios arqueológicos, costumes, rituais, gastronomia, cantos, técnicas artesanais e outros bens são analisados na perspectiva de seu retorno financeiro, necessário em muitos casos para o custeio de reformas, a realização de pesquisas, o pagamento de pessoal, a aquisição de materiais e equipamentos e para a própria subsistência de grupos que têm recursos patrimoniais como fonte de renda, a exemplo de comunidades quilombolas no Brasil.

A ampliação do conceito de patrimônio cultural nas últimas décadas do século 20 no Brasil coloca a necessidade de avaliação dos avanços e limites no reconhecimento dos bens tangíveis e intangíveis. Nesse sentido, Economia do patrimônio cultural representa uma importante contribuição para as reflexões e práticas de gestão de espaços, monumentos e manifestações culturais, com o objetivo de alcançar equilíbrio entre preservação, administração e bom uso desses recursos.

Os imensos custos financeiros demandados pela preservação de museus e conjuntos arquitetônicos encontrou uma possibilidade de salvação na apropriação econômica desses “bens”. Cidades, antes quase esquecidas, tornam-se destinos turísticos a partir da divulgação de seu patrimônio, ao mesmo tempo em que se criam numerosos empregos em contextos até então estagnados.

O patrimônio pode ser uma salvação para sociedades fragilizadas, mas sua hiperexploração também implica riscos nem sempre sustentáveis. A difícil articulação entre a presença massiva de turistas e a conservação do patrimônio cultural; a opção política entre gratuidade ou cobrança de ingressos em museus; a obsessão pelas rentáveis exposições blockbusters, em contraste com a visitação a exposições intimistas; e os limites entre o interesse dos patrocínios e do mecenato privado em face dos princípios públicos de gestão do patrimônio cultural são algumas das questões apresentadas nesta obra.

Foco de admiração coletiva, o patrimônio cultural tem uma dimensão imaterial e simbólica que delimita seu valor. A publicação deste livro vem ao encontro das iniciativas do Sesc na promoção de fóruns para a abordagem de experiências e políticas de promoção e preservação da cultura material e imaterial, como é o caso das estratégias para o fortalecimento das ações educativas e inclusivas.

about the author

Françoise Benhamou
Professora em Paris do Instituto Nacional do Patrimônio, do Instituto Nacional do Audiovisual e do Instituto de Estudos Políticos. Membro do conselho do Museu do Louvre, preside a Associação Internacional de Economia da Cultura.

how to quote

BENHAMOU, Françoise. Economia do patrimônio cultural. São Paulo, Edições Sesc SP, 2016.

comments

Economia do patrimônio cultural

outros livros

share

magazines

newspaper


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided