Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

bookshelf

Energia elétrica e urbanização na cidade do Rio de Janeiro

new

Energia elétrica e urbanização na cidade do Rio de Janeiro

Ligia Maria Martins Cabral (Org.)
 

Memória da Eletricidade, Rio de Janeiro, RJ; 1ª edição, 2016

edition: português
hardcover
320 p
23 x 28 x 3 cm
900 g
illustrated
B&W
fullcolor
photos
ISBN 978-85-85147-93-8

Energia elétrica e urbanização na cidade do Rio de Janeiro

about the book

Editado pela Memória da Eletricidade, centro de preservação e memória do setor elétrico brasileiro, a obra tem 320 páginas e conta com mais de duas centenas de fotos e ilustrações provenientes do acervo da própria Memória, da Fundação Biblioteca Nacional, do Arquivo Nacional, do Arquivo Geral da Cidade, do  Clube de Engenharia e de outras instituições. 

O livro recua até 1870 para contar o papel da energia elétrica na urbanização da antiga capital federal. Ao longo dos seus cinco capítulos, examina as relações entre o desenvolvimento do tecido urbano e o consumo de energia elétrica do Rio de Janeiro, que ganharam impulso decisivo no início do século passado, quando as inovações tecnológicas relacionadas à produção, transmissão e distribuição de energia elétrica concorreram para disseminação da nova forma de energia. 

No Rio, a energia elétrica foi um dos carros-chefes da reforma urbana implementada durante a gestão do prefeito Pereira Passos, tratada em detalhes no livro, que abrange alguns dos temas que permeiam a transformação da então capital federal numa metrópole moderna: a expansão dos meios de transporte  e dos serviços de iluminação e seu impacto sobre a malha urbana; o fornecimento regular de energia elétrica para as indústrias e suas consequências para a economia da cidade; a evolução de algumas formas de sociabilidade, em especial as que dizem respeito ao lazer; e a verticalização das construções e as mudanças nos hábitos domésticos que modificaram profundamente o conceito de morar. 

A pesquisa enfrentou problemas operacionais, segundo a coordenadora editorial da publicação, a historiadora Ligia Cabral, como o fato de que a digitalização de documentos era muito rara quando o trabalho começou, há cerca de 30 anos. “ A equipe responsável precisou realizar muita pesquisa presencial para levantar e armazenar um massa de informações considerável”, diz Lígia, chefe da Coordenadoria de Pesquisa da Memória da Eletricidade. 

Para o presidente da Memória da Eletricidade, Mario Santos, “Energia elétrica e urbanização na cidade do Rio de Janeiro” atinge o objetivo de retratar um momento crucial da história urbana do Rio. “O livro oferece um painel amplo do significado e do impacto da eletricidade na vida da população carioca. Demonstra, com clareza, porque não é possível imaginar a vida do homem moderno esse recurso”, afirma o executivo. 

about the author

Ligia Maria Martins Cabral

how to quote

MARTINS CABRAL, Ligia Maria (Org.). Energia elétrica e urbanização na cidade do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Memória da Eletricidade, 2016.

comments

Energia elétrica e urbanização na cidade do Rio de Janeiro

outros livros

share

magazines

newspaper


© 2000–2017 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided