Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

bookshelf

Abrahão Sanovicz: desenhos e gravuras

new

Abrahão Sanovicz: desenhos e gravuras

Fernanda Sanovicz (Org.)
 

Edições Sesc, São Paulo, SP; 1ª edição, 2016

edition: português
paperback
167 p
23 x 22 x 1,2 cm
650 g
illustrated
fullcolor
drawings
ISBN 978-85-9493-019-4

(desenho, gravura)

Abrahão Sanovicz: desenhos e gravuras

about the book

Discípulo de João Batista Vilanova Artigas na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP, Abrahão Sanovicz (1933-99) projetou teatros, centros de lazer, conjuntos habitacionais, escolas, casas e edifícios. Ao longo de mais de quatro décadas de carreira, Sanovicz teve extensa produção não só como arquiteto, mas também como designer, pintor, gravador e professor. Organizado pela neta do artista, Fernanda Sanovicz, o livro Abrahão Sanovicz: desenhos e gravuras apresenta uma faceta intimista e menos conhecida do renomado arquiteto: a de desenhista de situações e temas diversos, muitas vezes distantes do universo da arquitetura.

Abrahão Sanovicz nasceu em Santos (SP) e, além de arquiteto, era um exímio artista plástico. Esse interesse pela arte o levou a procurar, no ano de 1952, a recém-criada Escola de Artesanato do Museu de Arte Moderna em São Paulo. Formou-se em 1958 na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP, e logo depois foi trabalhar em um escritório de desenho industrial em Milão. De 1962 a 1999, Sanovicz atuou como docente no curso da FAU-USP, onde viria a se tornar um ativista das causas urbanísticas e criador de importantes projetos arquitetônicos, entre eles o Teatro Municipal de Santos e o prédio do Sesc Araraquara.

No livro estão distribuídos os desenhos e gravuras inéditos de acordo com os temas mais recorrentes na sua produção: desenhos autorreflexivos, feitos durante as reuniões de que participava, judaicos, diálogos visuais com outros artistas, nus, objetos, paisagens, pessoas, desenhos em pastel e gravuras. Fernanda Sanovicz também assina o texto de introdução do livro, em que explica a trajetória e influências do “vovô China”.

Abrahão Sanovicz: desenhos e gravuras conta ainda com um ensaio biográfico escrito pela professora da FAU-USP Helena Ayoub, que acompanha a trajetória profissional de Sanovicz desde o estágio no escritório de arquitetura em Santos à realização de grandes projetos e à livre-docência na FAU-USP; e com um artigo do jornalista José Wolf, que analisa o traço “enxuto e plural”, “racional e democrático” do artista. 

about the author

Fernanda Sanovicz

how to quote

SANOVICZ, Fernanda (Org.). Abrahão Sanovicz: desenhos e gravuras. São Paulo, SP, Edições Sesc, 2016.

comments

Abrahão Sanovicz: desenhos e gravuras

outros livros

share

magazines

newspaper


© 2000–2017 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided