Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

bookshelf

Saberes [auto]construídos

Saberes [auto]construídos

Denise Morado Nascimento (Org.)
 

Associação Imagem Comunitária, Belo Horizonte; 1ª edição, 2016

edition:
paperback
271 p
18 x 25 x 1,5 cm
650 g
illustrated
fullcolor
photos
ISBN 978-85-69479-02-4

Saberes [auto]construídos

about the book

Histórias da construção das próprias moradias por habitantes de ocupações de Belo Horizonte compõem o livro Saberes [auto]construídos, organizado pela professora Denise Morado, da Escola de Arquitetura da UFMG.

A obra é resultado de projeto de extensão iniciado há cinco anos, quando o Grupo Praxis/UFMG iniciou a aproximação com famílias de autoconstrutores, residentes nas ocupações Irmã Dorothy e Eliana Silva. “O processo é dialógico: a Universidade vai às ocupações, e os moradores também vêm a UFMG, onde participam de workshops, palestras e trabalhos conjuntos. É um processo que propicia transformação do saber tanto da Universidade e dos pesquisadores envolvidos quanto dos moradores e seus familiares”, explica Denise Morado, que coordena o Grupo Praxis.

Ainda segundo Denise, foi desenvolvida assessoria técnica por meio de parceria com os moradores. Todo o trabalho foi respaldado pela Lei Federal 11.888/08, que determina que as famílias com renda mensal de até três salários mínimos, residentes em áreas urbanas ou rurais, têm direito a assistência técnica pública e gratuita para projeto e construção de habitação de interesse social para sua própria moradia.

O livro registra os diálogos estabelecidos entre professores, pesquisadores e estudantes de arquitetura e os autoconstrutores de casas e bairros em ocupações. “É um marco de cinco anos de trabalho nas ocupações, um registro dessa parceria com os moradores que possibilita uma reflexão diante da cidade com um déficit de 60 mil unidades habitacionais e uma política habitacional que não consegue resolver ou superar esse número”, diz a pesquisadora.

Com apoio da Pró-reitoria de Extensão da UFMG, Fapemig, Capes e CNPq, em edital de interface de extensão e pesquisa, a iniciativa conta com bolsistas de extensão e de iniciação científica, além de mestrandos e doutorandos. O livro será produzido também em suporte físico e distribuído aos moradores das ocupações.

about the author

Denise Morado Nascimento
É professora associada da Escola de Arquitetura/UFMG, coordenadora do grupo PRAXIS, pesquisadora do CNPq.

how to quote

NASCIMENTO, Denise Morado (Org.). Saberes [auto]construídos. Belo Horizonte, Associação Imagem Comunitária, 2016.

comments

magazines

newspaper


© 2000–2017 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided