Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

bookshelf

Arquitetura, Humanismo e República

Arquitetura, Humanismo e República

A atualidade do De re aedificatoria

Carlos Antônio Leite Brandão

Editora UFMG, Belo Horizonte; 1ª edição, 2016

edition:
paperback
272 p
15,5 x 22,5 x 1,4 cm
450 g
ISBN 978-85-423-0162-5

Arquitetura, Humanismo e República

about the book

O professor Carlos Antonio Leite Brandão, da Escola de Arquitetura da UFMG, dedica-se, há vários anos, ao estudo do pensamento do humanista italiano Leon Battista Alberti (1404-1472). Em seu mais novo livro, ele mostra a aplicação na contemporaneidade do tratado sobre arquitetura e urbanismo De re aedificatoria, um dos textos mais importantes do Renascimento.

Em Arquitetura, humanismo e República: A atualidade do ‘De re aedificatoria’, lançado pela Editora UFMG, Cacá Brandão utiliza abordagem transdisciplinar e transtemporal para investigar alguns dos principais operadores do tratado albertiano, como a razão, o sentido e os fundamentos antropológicos dos projetos e das construções.

De acordo com o texto de apresentação do livro, o autor põe esses elementos “em diálogo crítico com o modo atual de pensar e produzir tanto cidades, lugares e edifícios quanto nós mesmos, como indivíduos e cidadãos, a sociedade, as instituições e a res publica na qual compartilhamos uma origem e um destino comuns e o desejo de uma vida melhor, mais feliz e mais justa”. Ele também revela, sob a luz da obra de Alberti, os equívocos de alguns dos principais pressupostos da arquitetura e do urbanismo recentes.

Doutor em Filosofia, Carlos Antônio Leite Brandão é pesquisador do CNPq e professor titular de história e teoria da arquitetura, da cidade e da arte da Escola de Arquitetura da UFMG. Foi diretor da unidade e do Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares da UFMG (Ieat). Publicou, pela Editora UFMG, A formação do homem moderno vista através da arquitetura, Quid Tum? O combate da arte em Leon Battista Alberti, As cidades da cidade, A república dos saberes e Na gênese das racionalidades modernas: em torno de Alberti.

about the author

Carlos Antônio Leite Brandão
Graduado em Arquitetura e Urbanismo, mestrado e doutorado em Filosofia, todos pela UFMG e especialização em Cultura e Arte Barroca pela UFOP. É professor associado da UFMG, pesquisador do CNPq e editor da revista Interpretar Arquitetura.

how to quote

BRANDãO, Carlos Antônio Leite. Arquitetura, Humanismo e República. A atualidade do De re aedificatoria. Belo Horizonte, Editora UFMG, 2016.

comments

Arquitetura, Humanismo e República

outros livros

share

Carlos Antônio Leite Brandão

Quid Tum?

Carlos Antônio Leite Brandão

Editora UFMG, 2000


magazines

newspaper


© 2000–2017 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided