Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

bookshelf

Arquiteturas no Brasil 1900 - 1990

Arquiteturas no Brasil 1900 - 1990

Hugo Segawa

Edusp, São Paulo; 2ª edição, 1999

edition: português
paperback
224 p
22 x 27 x 2 cm
600 g
illustrated
B&W
ISBN 85-314-0445-2

(história da arquitetura)

Arquiteturas no Brasil 1900 - 1990

about the book

A arquitetura brasileira do século XX alcançou prestígio internacional como poucos países do mundo lograram atingir. Brasília é obra consagrada como uma das contribuições brasileiras às criações mais marcantes na cultura do século. Mas se esse reconhecimento é a face mais visível da sua importância, não menos importante é reconhecer os múltiplos rumos e os processos na génese dessa produção, tão alardeada e tão pouco examinada em seu conjunto como realizações de um contexto conturbado como o que marcou a história do Brasil nos últimos cem anos. Arquiteturas no Brasil 1900-1990 é uma obra que vem proporcionar uma visão abrangente e ao mesmo tempo concisa da arquitetura brasileira no século XX, sob o signo da releitura do movimento moderno após a crítica do pós-modernismo - embora situe o moderno como o epicentro das inquietações do século.

Ao relacionar as intervenções urbanas como signos de modernização no final do século XIX, o livro identifica as raízes de modernidades paralelas aos movimentos como a Semana de Arte Moderna de 1922. Realizações estas que passaram tanto pela arquitetura neocolonial quanto por diferentes manifestações arquitetônicas em três Linhas - modernismo programático, modernidade pragmática e modernidade corrente - caracterizando práticas distintas no país até a Segunda Guerra Mundial.

"Arquiteturas no Brasil", ao mesmo tempo que traça um panorama do período pós-Guerra, considerado o apogeu do prestígio internacional da arquitetura brasileira, narra as realizações da época e examina seus principais protagonistas - entre os quais Lúcio Costa, Oscar Niemeyer e Vilanova Artigas. Ao investigar as relações externas e internas dos arquitetos e da cultura arquitetônica do período, o autor estabelece um quadro referencial que balizou o desenvolvimentismo nas décadas de 1950 a 1970 - ascensão e ocaso de uma arquitetura que mergulhou num período de incertezas e ausência de rumos, característico da chamada “década perdida”: os anos de 1980.

Esta obra constitui, desse modo, uma leitura inovadora em vários aspectos das conquistas, das polêmicas e também dos malogros da aventura de construir espaços, cidades e edifícios num país em formação e em busca de afirmação.

about the author

Hugo Segawa
Professor do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo.

how to quote

SEGAWA, Hugo. Arquiteturas no Brasil 1900 - 1990. 2ª edição, São Paulo, Edusp, 1999.

comments

Arquiteturas no Brasil 1900 - 1990

resenhas desse livro
por Abilio Guerra
por Carlos Alberto Cerqueira Lemos
por Ruth Verde Zein

outros livros

share

Hugo Segawa

Ao amor do público

Hugo Segawa

Studio Nobel, 1996

Oswaldo Arthur Bratke

Hugo Segawa and Guilherme Mazza Dourado

ProEditores, 1997

Prelúdio da metrópole

Hugo Segawa

Ateliê Editorial, 2004


magazines

newspaper


© 2000–2019 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided