Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

bookshelf

A grande reforma urbana do Rio de Janeiro

A grande reforma urbana do Rio de Janeiro

Pereira Passos, Rodrigues Alves e as ideias de civilização e progresso

André Nunes de Azevedo

Mauad, Rio de Janeiro; 1ª edição, 2017

edition: português
paperback
312 p
16 x 23 cm
illustrated
B&W
drawings

A grande reforma urbana do Rio de Janeiro

about the book

Neste livro, André Nunes de Azevedo revisita o tema da Grande Reforma Urbana do Rio de Janeiro (1903-1906), e em especial a Reforma de Pereira Passos, para além das leituras redentoras ou condenatórias da historiografia clássica.

O autor apresenta esta, que foi a maior reforma urbana ocorrida no país, como um momento crucial da história política e urbana do Brasil, em que dois distintos projetos de civilização e progresso urbanístico se encontraram: uma realizada pelo governo federal, e a outra municipal.

Da parte da Reforma Urbana de Pereira Passos, o ideal de civilização era o valor a ser conquistado, que remontava ao Brasil monárquico. Já na Reforma Urbana Federal, liderada pelo consórcio entre o Clube de Engenharia e a burguesia cafeicultora paulista, o referencial era o progresso material, que remeteu à experiência dos primeiros anos da República na cidade.

Este é um trabalho que se aloca no campo da história das ideias, e busca discutir projetos de cidade e entendê-las como portadoras de um vigor de pensamento próprio de quem pensou projetos para a cidade ou para o país. Logo, este é um livro da história do Rio de Janeiro, e de diálogo dessa com a história do Brasil.

Além disso, essa trajetória histórica do Rio de Janeiro ajuda a responder a questões pertinentes ao presente: nossa identidade, nosso modelo de cidade e as possibilidades de reordenação simbólica que o momento enseja.

about the author

André Nunes de Azevedo
Doutor em História pela PUC-Rio e professor de História Moderna e Contemporânea da UERJ.

how to quote

AZEVEDO, André Nunes de. A grande reforma urbana do Rio de Janeiro. Pereira Passos, Rodrigues Alves e as ideias de civilização e progresso. Rio de Janeiro, Mauad, 2017.

comments

A grande reforma urbana do Rio de Janeiro

outros livros

share

magazines

newspaper


© 2000–2017 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided