Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

bookshelf

Projetar a natureza

Projetar a natureza

Arquitetura da paisagem e dos jardins desde as origens até a época contemporânea

Franco Panzini

Senac São Paulo, São Paulo; 1ª edição, 2013
original title: Progettare la natura: architettura del paesaggio e dei Giardini dalle origini all´epoca contemporânea
translator: Letícia Andrade

edition: português
paperback
720 p
18 x 24 x 7 cm
illustrated
B&W
photos
drawings
ISBN 978-85-396-0356-5

Projetar a natureza

about the book

Nome destacado da historiografia contemporânea de paisagismo, o arquiteto italiano Franco Panzini vem estreitando laços com o público e a cultura brasileira. E agora, tornou-se possível a edição de um de seus mais interessantes e alentados estudos, o volume Projetar a Natureza: arquitetura da paisagem e dos jardins desde as origens até a época contemporânea. Primeira história geral dos jardins e paisagens editada no Brasil, o livro expõe um panorama multifacetado da atividade em todas as épocas e nos principais continentes, buscando reconhecer as manifestações centrais em várias culturas e não somente discorrer sobre a tradicional produção europeia. Escrita com erudição e objetividade ímpares, a publicação desenvolve um retrato poliédrico que sintetiza a determinação humana de criar jardins e paisagens como expressão artística e instrumento civilizatório. Ao longo de suas páginas, sucedem-se vertentes estéticas, profissionais e obras-chave, sem deixar de lado as preferências botânicas e os manuais teóricos e práticos sobre jardins e plantas que balizaram o trabalho paisagístico em cada período, disponibilizando, assim, informações raramente documentadas em estudos precedentes. Tudo isso e muito mais faz desta publicação uma leitura indispensável para aqueles que se dedicam aos jardins e às paisagens por profissão, curiosidade ou paixão.

about the author

Franco Panzini
Arquiteto paisagista, autor da recuperação ambiental do cemitério judeu histórico de Pesaro, foi pesquisador residente na Universidade de Harvard. Desde 1997 é diretor editorial da Progetti Ancona.

how to quote

PANZINI, Franco. Projetar a natureza. Arquitetura da paisagem e dos jardins desde as origens até a época contemporânea. São Paulo, Senac São Paulo, 2013.

comments

Projetar a natureza

resenhas desse livro
por Francine Sakata

outros livros

share

magazines

newspaper


© 2000–2018 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided