Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

bookshelf

Ibirapuera: Parque Metropolitano (1926-1954)

new

Ibirapuera: Parque Metropolitano (1926-1954)

Ana Cláudia Castilho Barone

Editora Intermeios, São Paulo; 1ª edição, 2018

edition:
paperback
202 p
16 x 23 cm
400 g
illustrated
B&W
photos
drawings
ISBN 978-85-8499-133-4
CDD 712

Ibirapuera: Parque Metropolitano (1926-1954)

about the book

O Ibirapuera é o primeiro parque metropolitano de São Paulo. Foi projetado para ser um espaço moderno e de múltiplas funções. Estava previsto pelo poder público desde 1926, mas demorou quase três décadas para ser executado. Durante esse período, uma série de conflitos foram encampados em torno da sua configuração, de naturezas e proporções distintas, passando por confrontos em relação à propriedade pública da gleba, constantemente ameaçada por ocupações de particulares e diferentes tipos de instituições, até as mais sofisticadas estratégias de controle em relação à sua forma urbana. Este livro trata das disputas envolvendo a decisão sobre a configuração do parque, cujo âmbito nunca chegou a extrapolar os limites circunscritos pela elite paulistana. A demora na sua realização suscita alguns questionamentos: por que um industrial, nos anos 50, liderou as articulações para a viabilização desse parque? Quais matrizes do pensamento urbanístico foram mobilizadas para criar as bases de sustentação do projeto? Que aliados foram buscados no seio da sociedade para garantir o sucesso da empreitada? Como se equacionaram os interesses conflitantes torno do projeto do parque? Estas são algumas inquietações que orientam o percurso deste livro.

about the author

Ana Cláudia Castilho Barone
Doutora (FAU USP), onde é docente desde 2008. É autora do livro “Team 10 – arquitetura como crítica” (Annablume) e organizadora da coletânea “Negros nas cidades brasileiras” (Intermeios). Pesquisadora visitante na EHES Paris (2006) e em Har

how to quote

BARONE, Ana Cláudia Castilho. Ibirapuera: Parque Metropolitano (1926-1954). São Paulo, Editora Intermeios, 2018.

comments

Ibirapuera: Parque Metropolitano (1926-1954)

resenhas desse livro
por Francine Sakata

outros livros

share

magazines

newspaper


© 2000–2019 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided