Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

bookshelf

Para entender a crise urbana

Para entender a crise urbana

Ermínia Maricato

Expressão Popular, São Paulo; 1ª edição, 2015

edition:
paperback
112 p
14 x 21 cm
150 g
illustrated
B&W
photos
drawings
ISBN 978-85-7743-258-5

Para entender a crise urbana

about the book

Este livro, composto por três artigos e uma entrevista, é marcado por uma perspectiva clara – visível também em toda trajetória política e teórica da autora: a de que com o desenvolvimento do capitalismo gesta-se uma “crise urbana”, cuja saída só pode ser pensada e realizada a partir da luta dos trabalhadores.
O principal objetivo de Para entender a crise urbana é contribuir na erradicação do “analfabetismo urbanístico”, isto é, trazer reflexões teóricas e políticas que auxiliem a compreensão da lógica de funcionamento e de organização do espaço urbano a partir da perspectiva da luta de classes. Esta se dá entre o capital imobiliário, industrial e financeiro que conta com o apoio do Estado e da mídia, e o trabalho cuja força reside na organização e na luta popular.
Apesar de a crise urbana ser algo próprio do capitalismo, enquanto sistema, as características históricas brasileiras – um país da periferia do capitalismo com ampla tradição escravocrata – são consideradas como fundamentais para a compreensão dessa crise tal como ela se apresenta aqui. Entre outras, mencione-se a centralidade da questão da terra, tanto no campo quanto na cidade, um dos principais fatores de acumulação do capital no país. Este é um dos motivos pelos quais nem a reforma agrária, nem a reforma urbana se concretizaram.
Por fim, a autora também destaca que apesar das melhorias nas condições de vida dos trabalhadores em termos salariais e de consumo desde inícios do século XXI, as questões estruturais de moradia, mobilidade, saneamento básico não foram resolvidas, sequer tocadas. A perspectiva é de que a única forma delas se realizarem é através da organização e da luta dos trabalhadores que já conta com uma longa tradição e se renova cotidianamente.

about the author

Ermínia Maricato
Arquiteta, professora e coordenadora do Curso de Pós-Graduação e do Laboratório de Habitação e Assentamentos Humanos da FAUUSP e ex-secretária de Habitação e Desenvolvimento Urbano do Município de São Paulo.

how to quote

MARICATO, Ermínia. Para entender a crise urbana. São Paulo, Expressão Popular, 2015.

comments

magazines

newspaper


© 2000–2019 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided