Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

bookshelf

Vidas desperdiçadas

Vidas desperdiçadas

Zygmunt Bauman

Jorge Zahar Editor, Rio de Janeiro; 1ª edição, 2005
translator: Carlos Alberto Medeiros

edition: português
paperback
176 p
14 x 21 x 1 cm
300 g
ISBN 978-85-7110-873-8

(sociologia urbana)

Vidas desperdiçadas

about the book

Enormes contingentes de seres humanos, destituídos de meios de sobrevivência em seus locais de origem, vagam hoje pelo mundo. "Nosso planeta está cheio", afirma Zygmunt Bauman nesse livro. Não somente do ponto de vista físico e geográfico, mas também social e político. Já não há mais espaço para esse lixo humano produzido pela sociedade de consumo. Essa população fora-da-lei jamais será incorporada ao sistema produtivo nem manterá qualquer tipo de relação estável. O grande problema dos Estados é que destino dar a elas. Esse é o foco para onde convergem as políticas de segurança de todo o planeta. A produção de seres marginalizados é inevitável em nossa sociedade. É conseqüência inseparável da modernização, efeito colateral da nova ordem e do progresso econômico. Em Vidas Desperdiçadas, Bauman ilumina com suas reflexões esse cenário sombrio em que se encontra o nosso mundo. Preocupado com o ambiente em que vivemos, lança sua análise aguda e aprofundada em busca de recuperar uma perspectiva humanista do social.

about the author

Zygmunt Bauman
Sociólogo polonês, recebeu os prêmios Amalfi (1989, por sua obra Modernidade e Holocausto) e Adorno (1998, pelo conjunto de sua obra). Atualmente é professor emérito de sociologia das universidades de Leeds e Varsóvia.

how to quote

BAUMAN, Zygmunt. Vidas desperdiçadas. Rio de Janeiro, Jorge Zahar Editor, 2005.

comments

Vidas desperdiçadas

resenhas desse livro
por Antonio Marcos de Sousa Silva

outros livros

share

magazines

newspaper


© 2000–2017 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided