Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

bookshelf

Vida urbana

Vida urbana

A evolução do cotidiano da cidade brasileira

Francisco Salvador Verissímo, José Maurício Alvarez and William Seba Mallmann Bittar

Ediouro, Rio de Janeiro; 1ª edição, 2001

edition: português
paperback
230 p
15,5 x 23 x 1 cm
500 g
illustrated
B&W
photos
drawings
ISBN 85-0000-802-4

(história da arquitetura, história do urbanismo, sociologia urbana)

Vida urbana

about the book

Após escreverem 500 Anos da Casa no Brasil, publicado pela Ediouro em 1999, os autores Francisco Salvador Veríssimo e William Seba Mallmann Bittar se uniram a José Maurício Alvarez e partiram para um desafio ainda maior: refletir sobre a cidade. O resultado, fruto de uma longa pesquisa, pode ser conferido em Vida Urbana, obra que leva o leitor a compreender melhor a vida em comunidade e a exercer de forma mais intensa e participativa seu papel de cidadão.

A cidade é apresentada de uma forma muito original. "Ela tem qualidades compatíveis com os sortilégios, a beleza, os enigmas, a sensualidade e a generosidade presentes em uma mulher", explicam os autores. Assim como uma dançarina com seus véus, aguça os desejos e oculta com habilidade seus segredos. O leitor é convidado a participar de uma verdadeira viagem por algumas facetas das cidades brasileiras e, à sua maneira, tentar desnudar cada véu da ‘dançarina’.

Numa descrição estruturada, que permite uma leitura total ou por capítulos isolados, são apresentados relatos sobre a vida urbana e seus antecedentes, seus caminhos e praças, suas formas de controle social, seus parques e jardins, as condições de bem-estar, suas relações com o trabalho, suas formas de lazer e muito mais.

Sem abrir mão do texto sólido e fundamentado em documentos e descrições de conhecimento erudito, os autores tiveram a preocupação de utilizar uma linguagem clara e objetiva, tornando a leitura de Vida Urbana acessível não só para os acadêmicos da área, mas para o público em geral.

Para tornar a leitura ainda mais rica e agradável, foram utilizadas, além de centenas de ilustrações (fotos, desenhos e iconografia clássica), outras fontes de consulta, como obras de ficção, romances, novelas, peças teatrais e música popular brasileira.

Vida Urbana não pretende dar todas as respostas para o fenômeno multifacetado que é a cidade, pois, assim como o corpo da dançarina, as teias entrelaçadas e interdependentes da vida urbana jamais se desvendam por completo. A intenção é propiciar a reflexão sobre a cidade, cenário coletivo onde as pessoas nascem, habitam, trabalham e se divertem. E o objetivo é alcançado de forma simples e eficaz.

about the authors

Francisco Salvador Verissímo
Arquiteto e pintor, mestre em Memória Social e Documento pela Unirio, é professor-adjunto da UFRJ e professor universitário do Instituto Metodista Bennett e das Faculdades Integradas Silvio e Souza.

José Maurício Alvarez
José Maurício Alvarez, nascido em 1948, é Doutor em História, artista plástico e professor.

William Seba Mallmann Bittar
Formou-se em Arquitetura e Urbanismo pela UFRJ e especializou-se em Didática do Ensino Superior. É professor-assistente dos cursos de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Gama Filho, da Universidade Santa Úrsula e da UFRJ.

how to quote

VERISSíMO, Francisco Salvador; ALVAREZ, José Maurício; BITTAR, William Seba Mallmann. Vida urbana . A evolução do cotidiano da cidade brasileira. Rio de Janeiro, Ediouro, 2001.

comments

magazines

newspaper


© 2000–2019 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided