Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

bookshelf

Lina Bo Bardi

Lina Bo Bardi

André Vainer, Marcelo Carvalho Ferraz and Marcelo Suzuki (Orgs.)
 

Série Arquitetos Brasileiros

Instituto Lina Bo e P.M. Bardi, São Paulo; 1ª edição, 1996

edition: português
paperback
336 p
28 x 28 x 3 cm
2100 g
illustrated
fullcolor
photos
drawings
ISBN 85-85751-06-1

(arquitetura moderna, arquiteto e obra)

Lina Bo Bardi

about the book

Este livro começou a ser projetado ainda com a presença de Lina. Não é um livro de caráter ensaístico ou crítico. Desde o início, optamos por mostrar a obra como ela foi apresentada em sua época. Queríamos a comida pura e não mastigada.

É um panorama de seu trabalho. Um "catálogo" organizado cronologicamente.

Todos os textos são de Lina (com sua forma peculiar de escrever). Alguns foram escritos especificamente para apresentação dos projetos. Outros foram extraídos dentre as inúmeras anotações feitas durante sua vida, sobre os mais variados temas. Selecionamos ainda cinco textos que, mesmo não se referindo a nenhum projeto, expressam, por sua força, a importância de Lina como pensadora. Lina acima de tudo pensou o Brasil.

Atuando política e socialmente através da profissão que abraçou com todas as forças, "o arquiteto" Lina marcou profundamente gerações de arquitetos, teatrólogos, cineastas, designers e, fundamentalmente, ajudou a entender e descobrir caminhos e vocações deste país que escolheu como sua terra.

O livro foi organizado em duas partes: a primeira, apresentada através de seu “Curriculum Literário” e uma foto/desenho-biografia, mostra um pouco do universo de Lina até sua chegada ao Brasil; a segunda parte, “Arquitetura”, desenvolve-se através dos projetos e obras. Jóias, edifícios, cenários, museus, móveis e exposições: sempre arquitetura, como considerava Lina.

Trabalhamos com material bastante heterogêneo do Arquivo Lina Bo Bardi, independentemente de seu estado de conservação.

Eis aqui um conjunto rico e uno de sua obra...

about the author

André Vainer
Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (1980). Atualmente é Sócio Diretor da Vainer e Paoliello Arquitetos e Professor do Estúdio Vertical da Associação de Ensino de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo.

Marcelo Carvalho Ferraz
Arquiteto formado pela FAU-USP, é sócio do escritório Brasil Arquitetura e também sócio fundador da Marcenaria Baraúna, onde desenvolve projetos de mobiliário. É professor de projeto da Escola da Cidade, em São Paulo.

Marcelo Suzuki
Possui graduação em arquitetura e urbanismo pela Universidade de São Paulo. Doutorado pela Universidade de São Paulo. Atualmente é Professor Doutor em Regime de Turno Completo do Instituto de Arquitetura e Urbanismo da USP.

how to quote

VAINER, André; FERRAZ, Marcelo Carvalho; SUZUKI, Marcelo (Orgs.). Lina Bo Bardi. Série Arquitetos Brasileiros, São Paulo, Instituto Lina Bo e P.M. Bardi, 1996.

comments

magazines

newspaper


© 2000–2017 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided