Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

bookshelf

Lucio Costa: documentos de trabalho

Lucio Costa: documentos de trabalho

José Simões de Belmont Pessôa (Org.)
 

Iphan, Rio de Janeiro; 1ª edição, 1999
CDD 724.981 P475L

edition: português
paperback
328 p
14 x 23 x 2 cm
600 g
illustrated
B&W
photos
drawings
ISBN 85-7334-012-6

(história da arquitetura, teoria da arquitetura)

Lucio Costa: documentos de trabalho

about the book

Que caminhos anda trilhando a preservação do patrimônio no Brasil hoje? Complexa resposta, inacabada, talvez nos deixasse ainda perplexo, diante das dificuldades e imperfeições enfrentadas e construídas no cotidiano das ações que resultam na proteção do patrimônio cultural brasileiro.

Se considerássemos como verdadeira a inagação de Alöis Riegl, reafirmada por Françoise Choay, de que o movimento de certos arquitetos em se voltarem para a preservação do patrimônio edificado talvez pudesse refletir uma profunda crise na produção arquitetônica de seu tempo, os ensinamentos de Lucio Costa, reunidos neste e outros poucos mas fundamentais texto sobre e dele publicados, talvez nos deparássemos com uma outra dimensão desta mesma realidade

O debruçar-se sobre o passado, na obra de Lucio Costa, revela uma dimensão particular do que significa o compromisso com o antigo e o novo, na perspectiva da vida que parece, algumas vezes, apoiar-se sobre a tênue e implacável linha do tempo.

O resgate e a organização de seus textos, neste volume, pode também ser de alguma forma interpretado nesta mesma linha de raciocínio: é consultando suas palavras, para reafirmar ou contestar, que nós, jovens técnicos o patrimônio, sempre buscamos suporte para nossas ações.

Ou como diria Maria Elisa (filha de Lucio), quando consultado, Lucio Costa sempre conseguiu, em assuntos de trabalho ou particulares, resgatar o aparente Norte das questões, apontando o caminho a seguir.

O movimento contemporâneo de construção e alternativas aos desafios futuros que enfrentamos em nossas diversas frentes de trabalho e embate com a realidade, exige, muito mais do que se imagina, que nos voltemos para o passado, às vezes recentemente, como a passagem de doutor Lucio pelo IPHAN.

A organização deste livro terá, por certo, entre tantas outras intenções a de permitir que seus ensinamentos continuem a ser consultados dando alento ou inquietação para aqueles que, de uma forma ou de outra, lidam com as contradições inerentes ao trabalho de preservação de bens culturais. Mesmo porque este patrimônio é o que identifica, clareia, cartografa os contornos dos diferentes povos, cada dia mais afrontados pelos processos de globalização e uniformização de valores e padrões, sendo, portanto, “o que convém preservar.”

Ana Carmen Jara Casco
Coordenadoria de Edições/IPHAN

about the author

José Simões de Belmont Pessôa
Arquiteto, doutor em Pianificazione Territoriale - Istituto Universitario Di Architettura Di Venezia e pós-doutorado sobre "invariantes urbanísticas nos centros históricos portugueses", Universidade de Coimbra. Professor da UFF.

how to quote

PESSôA, José Simões de Belmont (Org.). Lucio Costa: documentos de trabalho. Rio de Janeiro, Iphan, 1999.

comments

Lucio Costa: documentos de trabalho

resenhas desse livro
por Roberto Conduru

outros livros

share

magazines

newspaper


© 2000–2019 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided