Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

bookshelf

Quid Tum?

Quid Tum?

O combate da arte em Leon Battista Alberti

Carlos Antônio Leite Brandão

Humanitas

Editora UFMG, Belo Horizonte; 1ª edição, 2000

edition: português
paperback
375 p
22,5 x 15,5 x 2,5 cm
illustrated
photos
ISBN 978-85-704-1208-9

(teoria da arquitetura, filosofia)

Quid Tum?

about the book

Este livro oferece um panorama instigante e original do pensamento de Leon Battista Alberti, filósofo, homem de letras e arquiteto, que encarnou de maneira harmônica o ideal dos humanistas do Renascimento, tendo sido também um dos grandes antecipadores do Maneirismo e do Barroco.

O autor apresenta aqui duas faces de Alberti: um lado voltado para as artes e para a construção de casas e espaços urbanos; um outro, o do filósofo que se preocupou com o drama da existência humana.

Compreender o século XV italiano através da arte é uma boa estratégia. E é através dos escritos de Leon Battista Alberti – o “protótipo do homem renascentista”, como diz Burckhardt – que pretendemos compreender a arte e a filosofia desse período.

A filosofia do Quid Tum?, ou seja, a visão do homem e do mundo, está depositada em todos os escritos albertianos. O estudo de conceitos fundamentais, como os de mímesis, historia e concinnitas, revela que a arte e a filosofia do período renascentista se originaram de um impulso ético e são instrumentos da virtú, dirigidos contra a fortuna, contra o tempo, contra a natureza humana e contra uma filosofia e uma arte desligadas do compromisso de construir uma vida boa e feliz, bene beateque vivendum. Dessa origem e desse compromisso, o estudo de Alberti retira a sua atualidade.

about the author

Carlos Antônio Leite Brandão
Graduado em Arquitetura e Urbanismo, mestrado e doutorado em Filosofia, todos pela UFMG e especialização em Cultura e Arte Barroca pela UFOP. É professor associado da UFMG, pesquisador do CNPq e editor da revista Interpretar Arquitetura.

how to quote

BRANDãO, Carlos Antônio Leite. Quid Tum?. O combate da arte em Leon Battista Alberti. Humanitas, Belo Horizonte, Editora UFMG, 2000.

comments

magazines

newspaper


© 2000–2017 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided