Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

bookshelf

Vital Brazil

Vital Brazil

Roberto Conduru

Coleção Espaços da Arte Brasileira

Cosac Naify, São Paulo; 1ª edição, 2000

edition: português
paperback
128 p
23 x 28 x 1,1 cm
760 g
illustrated
B&W
photos
drawings
ISBN 978-85-750-3016-5

(arquiteto e obra)

Vital Brazil

about the book

Dos novos títulos da série Espaços da Arte Brasileira, publicada pela Cosac & Naify e coordenada pelo crítico de arte Rodrigo Naves, três são sobre arquitetos que trouxeram contribuição relevante para a arquitetura brasileira neste século, tais como Vilanova Artigas, Vital Brazil e Joaquim Guedes. Vital Brazil, de Roberto Conduru, traz um meticuloso estudo sobre a obra deste arquiteto, um dos pioneiros na implantação da arquitetura moderna brasileira.

Formado no sistema Beaux-Arts, Vital Brazil (1909-1997) produziu uma obra vinculada à estética funcionalista e pautada pelo uso austero de inovações técnico-construtivas, destacando-se como um dos mais ortodoxos praticantes do racionalismo. "Vital Brazil pertence ao grupo de arquitetos que iniciou sua atuação profissional nos anos 30 recusando o gosto eclético ainda dominante na cultura brasileira em nome de uma arquitetura de cunho universal, livre de dogmas da tradição e afinada à condições sociais e técnicas de seu tempo", conta Conduru neste ensaio.

Uma de suas obras mais importantes é o Edifício Esther, construído no final dos anos 30, no centro de São Paulo. Este edifício plurifuncional foi considerado um dos marcos fundamentais do processo de consolidação das novas ideias arquitetônicas no cotidiano das cidades brasileiras. Mário de Andrade o apresentava como um exemplo de arquitetura moderna legítima.

Vital Brazil também foi responsável por outras obras importantes e que modificaram a paisagem de várias cidades brasileiras, como o Instituto Vital Brazil, em Niterói, e a sede do Banco da Lavoura de Minas Gerais S.A., em Belo Horizonte. Além de tratar especificamente das obras deste arquiteto, Conduru as vincula com toda a discussão arquitetônica que permeou a cultura brasileira dos anos 30, apontando, inclusive, suas afinidades estéticas com os movimentos artísticos e até mesmo com a poesia de João Cabral de Melo Neto e com a Bossa Nova.

about the author

Roberto Conduru
Doutor em História pela Universidade Federal Fluminense e professor nos cursos de especialização em História da Arte e Arquitetura no Brasil na PUC do Rio de Janeiro e na Universidade Estadual do Rio de Janeiro.

how to quote

CONDURU, Roberto. Vital Brazil. Coleção Espaços da Arte Brasileira, São Paulo, Cosac Naify, 2000.

comments

magazines

newspaper


© 2000–2017 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided