Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

bookshelf

Imagens do passado

Imagens do passado

A instituição do patrimônio em São Paulo 1969 - 1987

Marly Rodrigues

Editora Unesp, São Paulo; 1ª edição, 2000
livro disponível no site do autor

edition: português
paperback
184 p
14 x 21 x 1 cm
300 g
photos
ISBN 978-85-713-9332-5

(preservação do patrimônio, patrimônio)

Imagens do passado

about the book

Imagens do passado é uma investigação sobre as formas de relação entre a sociedade paulista e seu próprio passado. Nesse quadro Marly Rodrigues situa a ação do poder público exercida através de um órgão constituído para proteger o patrimônio paulista, o Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico — Condephaat.

Detendo-se na análise da atuação do Condephaat para a constituição do patrimônio histórico-arquitetônico no Estado de São Paulo, a autora toma o passado das sociedades como uma construção simbólica que se realiza nos limites das condições históricas do presente. Nessas estão, entre outros fatores, as políticas públicas de cultura e as possibilidades dos segmentos sociais incluírem testemunhos de sua cultura particular no amplo e complexo universo da memória social.

O patrimônio é apresentado aqui como um campo de exercício de direitos de cidadania, especificamente o direito à memória, no qual se expressam os conflitos que permeiam a sociedade, e o jogo memória esquecimento reflete a exclusão.

O estudo situa, também, o nascimento e a afirmação da ideia de proteção do poder público aos bens culturais no Brasil aflorando na década de 1910, quando o país passava por uma crise política e de identidade essa ideia foi assumida pelos intelectuais modernistas que buscavam recriar a nação, sendo concretizada na década de 1930, pelo governo Vargas. Só mais tarde, na década de 1960, seria absorvida pelo governo paulista.

about the author

Marly Rodrigues
Graduada em História pela USP, mestre pela mesma instituição e doutora em História Social pela Unicamp. Atualmente leciona no Curso de Arquitetura e Urbanismo da FAAP e trabalha no Serviço Técnico de Conservação e Restauro do Condephaat.

how to quote

RODRIGUES, Marly. Imagens do passado. A instituição do patrimônio em São Paulo 1969 - 1987. São Paulo, Editora Unesp, 2000.

comments

Imagens do passado

outros livros

share

magazines

newspaper


© 2000–2018 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided