Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

bookshelf

Arquitectura antituberculose

Arquitectura antituberculose

Trocas e tráficos na construção terapêutica entre Portugal e Suiça

André Carinha Tavares

Série 2: Argumentos

FAUP publicações, Porto; 1ª edição, 2005
Prefácio Jacques Gubler

edition: português
paperback
312 p
14 x 22 x 2 cm
600 g
illustrated
B&W
photos
drawings
ISBN 978-972-9483-73-8

(história da arquitetura, projeto de arquitetura, sociologia urbana)

Arquitectura antituberculose

about the book

O Sanatório, como programa específico para o combate à tuberculose, agiu para anular a presença da doença tendo em vista uma vida mais saudável, contribuindo para consolidar uma conciência moderna do corpo, da higiene e do habitar. O programa terapêutico confundiu-se com os manifestos pela transformação das cidades, despoletando a invenção e novas soluções tecnológicas e construtivas.

Joaquim Ferreira Alves, desde sua formação na Escola Médica do Porto estava atento `Helioterapia que Auguste Rollier tinha apurado em Leysin, na Suíça, pra curar crianças com Tuberculose Óssea. A Clínica Heliântia de Francelos, a grande realização sonhada e concretizada por Ferreira Alves nos pinhais da costa Atlântica em 1929, inseria-se num contexto internacional de trocas e experiências terapêuticas e arquitetônicas.

Este livro, apoiado em materiais de arquivos portugueses e suíços, ensaia esclarecer as relações entre dois médicos, seja nas viajens do médico português e no efeito que elas produziram no seu arquiteto, Francisco de Oliveira Ferreira, seja em outros exemplos construídos.

about the author

André Carinha Tavares
Arquiteto formado pela FAUP (2000). Como estudante de graduação e pós-graduação frequentou, na Suíça, a École Polytechnique Fedérale de Lausanne (1998/1999) e a Accademia di Achitettura di Mendrisio (2003/2004).

how to quote

TAVARES, André Carinha. Arquitectura antituberculose. Trocas e tráficos na construção terapêutica entre Portugal e Suiça. Série 2: Argumentos, Porto, FAUP publicações, 2005.

comments

magazines

newspaper


© 2000–2017 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided