Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

architectourism ISSN 1982-9930

São Paulo. Foto Nelson Kon

abstracts

português
Entrevistado por Arquiteturismo, o arquiteto Marcio Kogan comenta sobre suas predileções de viagem e locais interessantes que já visitou e também de projetos que o decepcionou


how to quote

KOGAN, Marcio. Turismo de arquiteto. Arquiteturismo, São Paulo, ano 01, n. 001.03, Vitruvius, mar. 2007 <http://www.vitruvius.com.br/revistas/read/arquiteturismo/01.001/1304>.


1. Quais suas predileções de viagem? Um refúgio isolado ou o agito cultural? O dia ou à noite? Com guia ou solitário? Com pesquisa ou no escuro? Só ou acompanhado?

Odeio refúgios isolados. Só gosto de viajar com muito agito cultural de dia ou de noite, só ou acompanhado, com pesquisa ou no escuro. Uma bela paisagem não me interessa, somente através de uma bela janela.

2. Qual a melhor maneira de se conhecer uma cidade? Ver cuidadosamente poucas obras ou visitar rapidamente a maior quantidade possível delas? Locomover-se a pé, de automóvel ou de transporte coletivo?

Adoro andar a pé mas recentemente estive em Amsterdã por 2 dias, e tive que alugar um táxi por algumas horas para desesperadamente tentar conhecer algumas obras.

3. Qual foi a última obra de arquitetura que visitou após se preparar com estudos prévios? A expectativa se cumpriu?

Em junho, nos Estados Unidos visitei algumas obras do Frank Ghery como o Disney Hall em LA e o MIT Stata Center. A expectativa se cumpriu, achei uma droga.

4. Seja positiva ou negativamente, quais foram as obras de arquitetura, urbanismo e paisagismo que mais lhe impressionaram durante suas viagens?

Negativamente as obras do Frank Ghery e a Cidade das Artes e Ciência de Valencia do arquiteto Santiago Calatrava. São obras faraônicas e com uma arquitetura absolutamente supérflua. Positivamente a nova arquitetura holandesa e o ICA-Boston do Diller + Scofidio, uma das raras obras contemporâneas interessantes nos EUA.

5. Quais as obras, no Brasil e no exterior, que você não conhece e quer necessariamente conhecer?

Gostaria de conhecer as obras dos japoneses Takaharu + Yui Tezuka e Kazuyo Sejima + Ryue Nishizawa.

6. Ser turista em sua própria cidade tem alguma graça?

São Paulo é uma das mais sensacionais cidades para se visitar. Uma das mais feias cidades do mundo, caótica, violenta, suja, porém fascinante. Do jeito que eu gosto. Uma das minhas obras favoritas é uma praça que fica na Rua Oscar Freire com a Av. Dr. Arnaldo. Nem em Bagdad achamos algo parecido. Imperdível!

7. Você já realizou alguma obra que tenha interesse turístico?

Eu recebo pedidos de grupos estrangeiros ligados à área cultural para visitar algumas das casas que fizemos. São uma minúscula atração turística.

8. Você gosta de levar pessoas para visitar suas obras? E em outras obras, para uma visita guiada?

Como tudo na vida, depende de quem você está levando. Mostrar o meu trabalho para pessoas que eu gosto é para mim um privilégio.

Marcio Kogan
Foto divulgação


sobre o entrevistado

Arquiteto, com idade desconhecida, nascido em São Paulo se formou na Universidade Mackenzie, fez cinema até os 30 anos e
acabou se decidindo pela arquitetura. Principais obras:
Casa Du Plessis, Casa Gama-Issa, Casa BR, Casa Cury, Hotel Fasano, Museu de Microbiologia e recentementea tecnológica e-home.

comments

001.03 Entrevista
abstracts
how to quote

languages

original: português

share

001

001.01 Fotografia

Cor do Tempo

Salomon Cytrynowicz

001.02 Paisagem construída

O lugar bonito

Rosa Grena Kliass

001.04 Coluna do Michel

Museu, um destino turístico?

Michel Gorski

001.05 Arquiteturismo em questão

Flanar por São Paulo

Rogerio Batagliesi

001.06 Na estrada

A África é o humano

Renato Barbieri

001.07

Livros de arquiteturismo

Abilio Guerra and Michel Gorski

001.08 Editorial

Arquiteturismo = arquitetura + turismo

Abilio Guerra and Michel Gorski

001.09 Ministério do Arquiteturismo

Ministério do Arquiteturismo adverte

Sandra Godoy

newspaper


© 2000–2017 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided