Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

architectourism ISSN 1982-9930


abstracts


how to quote

VAZ, Elisa. Bom é se surpreender. Arquiteturismo, São Paulo, ano 01, n. 004.05, Vitruvius, jun. 2007 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/arquiteturismo/01.004/1333>.


Em minhas perambulações parisienses tive a oportunidade de visitar o chamado Memorial da Deportação. Como o nome já sugere, trata-se de um espaço que perpetua a lembrança de duzentos mil deportados da França, durante a Segunda Guerra, que nunca retornaram dos campos de concentração alemães. Projeto do arquiteto Georges Henri Pingusson (1894-1978), o Memorial foi inaugurado em 1962.

Tomei conhecimento do lugar através de um guia virtual de arquitetura parisiense, mas nunca tinha ouvido, de nenhum conhecido meu que houvesse visitado a cidade (dentre os quais muitos arquitetos), nenhuma palavra sobre ele. Provavelmente por não ter muitas referências do espaço fui visitá-lo sem nenhuma expectativa.

O mais curioso na falta de destaque para a obra é que ela encontra-se em uma das regiões mais turísticas de Paris: muito perto da catedral de Notre-Dame, no extremo leste da Île de la Cité.

Talvez, em uma cidade como Paris, onde muitas edificações se destacam pela monumentalidade, a discrição do Memorial faça-o passar despercebido pelo turista desavisado e menos atencioso. Sua simplicidade e austeridade estão, no entanto, entre seus principais méritos, pois transmitem todo o peso que o tema da deportação requer em uma cripta sóbria que propicia o recolhimento.

Implantado em um nível inferior ao solo do resto da ilha, entre o Sena e o céu, o espaço consiste basicamente em um pátio triangular descoberto, através do qual se tem acesso a um pequeno ambiente coberto, localizado entre as duas escadas que dão acesso do exterior ao pátio.

Há no ambiente coberto algumas poucas inscrições nas paredes (nomes de campos de concentração e poemas) e um corredor iluminado onde cada ponto luminoso representa um deportado que não retornou e onde fica a cripta de um deportado que nunca foi reconhecido.

As fotos apresentadas dispensam qualquer explicação sobre o que representa dor, confinamento ou liberdade. Já outras sensações, como o silêncio na sala que parece gritar ou o barulho das águas do Sena batendo nos muros do pátio,  não tem lente que capte (ou, como diria o amigo Fernando Almeida, nem gravador que grave). Parece-me suficiente afirmar que o monumento constitui uma homenagem particularmente emocionante à memória dos que conheceram o sofrimento dos campos de concentração.

Pode até ser que, para alguns, o Memorial não pareça grande coisa, mas esta simples e pequena obra encontra-se, sem dúvida, entre os meus espaços preferidos em Paris. Bom, propagandas à parte, quando vocês forem à Paris não deixem de visitar o Memorial da Deportação. Porque bom mesmo é quando a arquitetura comove.

sobre o autor

Elisa Vaz, arquiteta pela Universidade Federal de Pernambuco, foi colaboradora no escritório VRF arquitetos (Vital Pessoa de Melo), Recife, e consultora de urbanismo do Centro Josué de Castro para o desenvolvimento dos planos diretores de Arcoverde e Belo Jardim (PE). Atualmente é arquiteta colaboradora de Márcia Moreira (Ruimtelijke Vormgeving en Interieur Advies), Haarlem, Holanda.

comments

004.05 Roteiro de viagem
abstracts
how to quote

languages

original: português

share

004

004.01 Fotografia

Moscou: três cidades num século

Tuca Vieira

004.02 Paisagem brasileira

Um Piauí de contrastes

Thiago Allis

004.03 Entrevista

Entre as matas e as metrópoles

Clayton Lino

004.04 Visita guiada

Animais nativos, imigrantes e turistas

Guilherme Dominichelli

004.06 Arqueologia urbana

O turismo potencial, mas não real

Maria Cristina Mineiro Scatamacchia

004.07 Biblioteca

A cidade como sala de estar e de visitas

Ana Paula Spolon

004.08 Editorial

Turismo e paz

Abilio Guerra and Michel Gorski

004.09 Ministério do Arquiteturismo

Ministério do Arquiteturismo adverte

Michel Gorski

newspaper


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided