Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

architectourism ISSN 1982-9930


abstracts

português
Leia o artigo de Affonso Orciuoli sobre a participação de empreendedores brasileiros no "Barcelona Meeting Point 2007". O autor destaca a presença dos Campos de golfe na terra do futebol

english
Read the article by Affonso Orciuoli on the participation of Brazilian entrepreneurs in the "Barcelona Meeting Point 2007". The author notes the presence of golf courses in the land of soccer

español
Lea el artículo de Affonso Orciuoli sobre la participación de emprendedores brasileños en el "Barcelona Meeting Point 2007". El autor destaca la presencia de los campos de golf en la tierra del fútbol


how to quote

ORCIUOLI, Affonso. Campos de golfe na terra do futebol. Arquiteturismo, São Paulo, ano 01, n. 010.02, Vitruvius, dez. 2007 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/arquiteturismo/01.010/1384>.


Entre os dias 06 e 11 de novembro aconteceu o Barcelona Meeting Point 2007 (www.bmpsa.com), uma feira de exposição de investimentos imobiliários de grande repercussão na Europa.

O evento funciona como uma vitrine e é uma excelente oportunidade para se ver em primeira mão as últimas propostas que tentam atrair o investidor que busca um bom negócio, bem como aquele que pensa em ter uma segunda casa fora da Europa.

O país convidado neste ano foi o Brasil, que já na edição passada teve grande destaque, mas nada comparado a esta edição. Com grande repercussão na mídia, que se deve em parte pela presença da ministra de turismo brasileira e de 4 governadores do nordeste, o Brasil acabou monopolizando a atenção no evento, com conferencias destes políticos e outros responsáveis em promover o investimento de capital estrangeiro no Brasil, bem como um recinto exclusivo dedicado a expor suas ofertas imobiliárias.

O pavilhão brasileiro abrigava três dezenas de estandes que expunham seus projetos urbanísticos com enormes maquetes, renders e fotos de dunas ou praias.

A propaganda se fazia com o uso de palavras como sensualidade, exuberância ou “transforme seu sonho em realidade a um baixo custo”. Todos os estandes se encontravam no nordeste, que sem nenhuma dúvida é a zona com maior poder de atração do público espanhol.

A maior parte dos projetos eram de urbanizações privadas em frente ao mar, ocupando extensas áreas de vegetação que, quase sempre, se convertiam em campos de golfe (um campo de golfe, segundo os ecologistas, representa um dos maiores destruidores da paisagem natural, além de consumir milhares de litros de água para sua manutenção).

Além da duvidosa arquitetura que impera neste tipo de empreendimento, o que se destaca é a total “esterilização” das urbanizações.

Em parte por tratar-se de uma ocupação totalmente desinteressada pelas condições cultural ou mesmo social locais, em parte pela ocupação privada de grandes extensões de terra.

Uma clara linha divisória entre a área de intervenção e “todo o demais” garante a segurança que, desde logo, era algo que se sobressaía em todas as propostas.

O interesse pelo Brasil se deve em boa parte ao elevado preço da habitação na Espanha. Nas grandes cidades o valor do m2 da habitação ronda os 6.000 Euros, sendo que dependendo da zona pode alcançar tranqüilamente os 9.000 Euros.

sobre o autor

Affonso Orciuoli é arquiteto pela FAU Mack (1989). Master pela UPC e doutorando pela UIC. Vive e trabalha em Barcelona desde 1991. É professor de tecnologias digitais aplicadas ao design e à fabricaçao em diferentes faculdades (UIC, UPC, ELISAVA, LAI e IED).

 

comments

010.02 Arquiteturismo em questão
abstracts
how to quote

languages

original: português

share

010

010.01 Fotografia

Gente e paisagem brasileiras

Tuca Reinés

010.03 Entrevista

Viagens de um turista aprendiz

Victor Hugo Mori

010.04 Viagem de formação

Petrarca é o culpado

Vladimir Bartalini

010.05 Arquitetura turística

Hotéis prêt à Porter

Fredy Massad and Alicia Guerrero Yeste

010.06 Paisagem urbana

Andando pela calzada de los muertos

Gabriela Celani

010.07 Biblioteca

Olhando os espaços entre os prédios

Ana Paula Spolon

010.08 Editorial

Os colaboradores arquiteturistas

Abilio Guerra and Michel Gorski

010.09 Ministério do Arquiteturismo

Ministério do Arquiteturismo adverte

Regiane Trevisan Pupo

newspaper


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided