Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

architectourism ISSN 1982-9930


abstracts

português
Neste artigo Victor Mori e Mauro Bondi mostram como a cidade de Paris, tão conhecida e arqui-fotografada ainda pode ser vista por outros ângulos; aparecem "cartões postais" da cidade e lugares inusitados

english
In this article Victor Mori and Mauro Bondi show how the city of Paris, well known and archphotographed, can still be seen from other angles; "postcards" and unusual places of the city are revealed

español
En este artículo Víctor Mori y Mauro Bondi muestran como la ciudad de París, tan conocida y archifotografiada, todavía puede ser vista desde otros ángulos; aparecen "postales" de la ciudad y lugares inusitados


how to quote

MORI, Victor Hugo; BONDI, Mauro. Pariscéia desvairada. Arquiteturismo, São Paulo, ano 01, n. 011-012.04, Vitruvius, jan. 2008 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/arquiteturismo/01.011-012/1395>.


Em 2006 elaborei uma panorâmica da cidade de São Paulo 360º do alto da Torre do Banespa que o meu parceiro do IPHAN-SP, o arquiteto Mauro Bondi, identificou as principais referências urbanas que apareciam e transformou esta imagem em um belo cartão de natal que enviamos para uma centena de amigos.

O título era "Paulicéia Desvairada". Foi um sucesso. Três pessoas (minha mãe, o Michel Gorski e o Abilio Guerra) adoraram, o restante nos amaldiçoou.

No ano de 2007 repetimos a dose com um novo cartão com uma panorâmica dos bairros Jardins tirada a partir do terraço do Hotel Unique. Outro sucesso, mas desta vez apenas o Michel e o Abilio gostaram.

Passamos o reveillon em Paris, eu, minha mulher Alexandrina (Nina), o Mauro e sua esposa Bia. Lá encontramos outros colegas arquiteturistas como o casal Paulo e Briane Bicca e o Felipe Pontes.

Atendendo o pedido dos nossos únicos fãs que restaram para fazer uma "nova brincadeira" denominada "Pariscéia Desvairada" montei no Photoshop uma panorâmica a partir do Torre de Montparnasse em que o Mauro identificou as principais referências arquitetônicas da paisagem haussmanniana.

Outros segmentos da paisagem parisiense também foram captados com uma câmera Canon 12,2 mega/pixel enquanto "arquiteturistávamos" pelas ruas da cidade. Estes fragmentos de imagens foram posteriormente redesenhados ou juntados no computador.

Além dos tradicionais "cartões postais" que já fotografei dezenas de vezes no passado, como a Place des Vosges, Concorde, Champs de Mars, Louvre e Notre-Dame, aparecem alguns locais inusitados como a pequena praça Edouard VII onde foram necessários a junção de várias fotos para mostrar o espaço octogonal com a estátua equestre do rei inglês ao centro.

Ou a montagem ortogonal com um único ponto de fuga central do Centro George Pompidou para mostrar que a modernidade desta edificação de Renzo Piano e Richard Rogers, que muitos imaginaram não sobreviveria uma temporada de moda em Paris em função das suas vísceras expostas, é fruto principalmente das suas "proporções clássicas". Mostro também oculto por um portão de entrada de carros um fragmento captado pela fresta de um enorme painel de azulejos de Portinari datado de 1961 na Av. Pierre 1er de Serbie.

O toque de humor característico dos verdadeiros arquiteturistas também se apresenta na imagem no prédio encapsulado por um tapume de proteção com pintura de fingimento sugerindo a imagem do edifício com distorções ópticas ao lado de um edifício tradicional na Av. George V (ver imagem neste número, em "Ministério do Arquiteturismo adverte") ou na visão noturna "por baixo da saia" da velha senhora Eiffel. Apreciem com moderação e desta vez reclamem com os editores.

sobre o autor

Victor Hugo Mori, arquiteto, formado no Mackenzie em 74, do quadro funcional do IPHAN, hoje exercendo o cargo de Superintendente Regional da 9ª SR/IPHAN de São Paulo

Mauro David Artur Bondi, arquiteto, formado na UnB em 75, do quadro funcional do IPHAN em São Paulo, hoje exercendo o cargo de Chefe da Divisão Técnica da 9ª SR/IPHAN de São Paulo.

comments

011.04 Paisagem urbana
abstracts
how to quote

languages

original: português

share

011-012

011.01 Fotografia

O fotógrafo andarilho

Junancy Wanderley

011.02 Geografia urbana

Brasília: urbanismo pelos topônimos

Aldo Paviani

011.03 Entrevista

Viagens e viajantes no cinema

Roberto Gervitz

011.05 Roteiro de viagem

Rothenburg, uma cidade medieval

Regiane Trevisan Pupo

011.06 Paisagem construída

Villa Boa de Goyaz

Marco Antônio Galvão

011.07 Biblioteca

Em memória das estações de águas

Ana Paula Spolon

011.08 Editorial

Todos deveriam querer ir para Istambul

Abilio Guerra and Michel Gorski

011.09 Ministério do Arquiteturismo

Ministério do Arquiteturismo adverte

Victor Hugo Mori

newspaper


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided