Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

architectourism ISSN 1982-9930


abstracts

português
Veja o ensaio fotográfico de Pedro Ribeiro, que, participou do desenvolvimento do Memorial da América Latina em 1998 e realizou projeto de documentação fotográfica da progressão em ritmo frenético do canteiro de obras

english
See the photo essay by Pedro Ribeiro, who worked on the Memorial of Latin America in 1998 and carried out a photographic documentation project on the frenzied progress of the construction site

español
Vea el ensayo fotográfico de Pedro Ribeiro que participó en el desarrollo del Memorial de América Latina de 1998 y realizó un proyecto de documentación fotográfica de la frenética progresión de las obras


how to quote

RIBEIRO, Pedro. Construção. Arquiteturismo, São Paulo, ano 02, n. 018.01, Vitruvius, ago. 2008 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/arquiteturismo/02.018/1446>.


“Entre las muchas maneras de combatir la nada, una de las mejores es sacar fotografías, actividad que debería enseñarse tempranamente a los niños pues exige disciplina, educación estética, buen ojo y dedos seguros"
(Julio Cortazar, “Las babas del diablo”)

Em 1988 tive a oportunidade de participar do desenvolvimento do Memorial da América Latina através da participação no grupo de trabalho do qual resultaria a estrutura conceitual daquela instituição. Entretanto, ao perceber o ritmo frenético do canteiro de obras, em turnos que se revezavam dia e noite, ocorreu-me o projeto da documentação fotográfica de sua progressão. Era a maneira prática de dinamizar minha função original, mais ligada a atividades burocráticas. Sem preocupar-me com um acompanhamento técnico convencional procurei, mais livre, a expressão plástica dos projetos. Já nas primeiras tomadas percebi a riqueza das formas encobertas por toneladas de andaimes. Afinal, era um projeto do mestre, Oscar Niemeyer.

Pedro Ribeiro no Memorial da América Latina
Foto divulgação


O recorte das obras no visor da câmera era arrebatador, surpreendia-me a cada imagem. Mas, foi a interação com os trabalhadores que me levou a enveredar por outros caminhos, romper a fronteira entre a fotografia de expressão e linguagem com o registro de cenários e personagens. A variedade étnica e cultural dos operários, com dominante presença nordestina, despertou-me, contudo, ainda outra abordagem. Passei a colecionar uma grande quantidade de retratos daqueles homens em situação limite - o abandono da família no torrão natal em troca da aventura por um futuro de mais esperança - agravada pela dificuldade de inserção na cidade grande, pela economia do salário reservado para uma volta incerta, pela saudade da família.

Fotografando em diapositivos, passei a montar as imagens sobre monóculos e distribuir entre eles o material não editado. Era minha chave para penetrar no quotidiano daqueles trabalhadores, seus momentos de intenso labor intercalados pela pequena pausa das refeições. Assim, percorri cada etapa da obra, o trabalho noturno, a precariedade das normas de segurança e os riscos assumidos pela necessidade da manutenção do emprego.

Hoje, passados vinte anos, viajo de volta àquele tempo. Como não era ligado a um projeto editorial específico, afora algumas imagens esparsas, o conjunto se manteve inédito. Não realizei sua devolução pública, razão pela qual me sinto em dívida com aqueles operários anônimos, símbolos de tantos outros que continuam a erguer nossas cidades.

Penso na sofisticação técnica das estruturas e do processo construtivo, na elegância sutil dos projetos, suas abóbadas e vãos gigantescos em contraste com aquelas vidas, retirantes crônicos da construção civil, cuja discrepância das escalas se reforça no grande vazio central do conjunto arquitetônico, qual plaza mayor das cidades hispânicas, a se opor ao espaço congestionado da metrópole. Volto também a olhar minha formação, substantivo sem o qual as imagens produzidas não brotariam de modo tão espontâneo, como reação direta à emoção provocada pelas cenas vividas.

sobre o autor

Pedro Ribeiro Moreira Neto é fotógrafo, arquiteto e urbanista.Como fotógrafo privilegia temas sócio-culturais, arquitetura e artes plásticas. Atualmente é produtor cultural, consultor e professor de planejamento urbano e regional no programa de pós-graduação da Universidade do Vale do Paraíbe-UNIVAP

Pedro Ribeiro
Foto Maria Coimbra Moreira


comments

018.01 Fotografia
abstracts
how to quote

languages

original: português

share

018

018.02 Arquiteturismo em questão

O prazer do ambiente cotidiano

Angela Moreira

018.03 Entrevista

Patrimônio e turismo

Carlos Alberto Cerqueira Lemos

018.04 Viagem de estudo

Sob o céu azul anil

Fabio Jose Martins de Lima

018.05 Roteiro de viagem

As sete maravilhas de Portugal

Regiane Trevisan Pupo

018.06 Arquitetura turística

Pequenos oásis: templos xintoístas

Simone Loures Gonçalves Neiva

018.07 Biblioteca

Faróis marítimos portugueses

Junancy Wanderley

018.08 Editorial

Patrimônio em combustão

Abilio Guerra and Michel Gorski

018.09 Ministério do Arquiteturismo

Advertência - Se o homem é a medida, a mulher é a razão de todas as coisas...

Silvana Romano Santos

newspaper


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided