Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

architectourism ISSN 1982-9930


abstracts

português
Um museu é um espaço que pode conciliar arquitetura e turismo, no relato de Ana Tagliari e Wilson Florio, nos 50 anos do Guggenheim de New York, de Frank Lloyd Wright, vemos como a obra não envelheceu

english
A museum is a space that can combine architecture with tourism. In the story by Ana Tagliari and Wilson Florio about the 50th anniversary of the Guggenheim by Frank Lloyd Wright in New York we see that it did not age

español
Un museo es un espacio que puede conciliar arquitectura y turismo. En el relato de Ana Tagliari y Wilson Florio sobre los 50 años del Guggenheim de New York de Frank Lloyd Wright vemos como la obra no envejeció


how to quote

TAGLIARI, Ana; FLORIO, Wilson. 50 anos do Guggenheim de New York. Arquiteturismo, São Paulo, ano 03, n. 028.06, Vitruvius, jun. 2009 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/arquiteturismo/03.028/1532>.


O edifício que acolhe o Museu Guggenheim de Nova York completa 50 anos de sua inauguração, e celebra esta data com uma exposição da obra do arquiteto que o projetou, o norte-americano Frank Lloyd Wright (1867-1959). A exposição é co-organizada pela Fundação Frank Lloyd Wright e da Fundação Solomon R. Guggenheim.

Foram 16 anos entre projeto e construção, entre 1943 e 1959, mas nem Wright nem Solomon Guggenheim viveram para ver o edifício finalizado. Guggenheim faleceu em 1949 e Wright em 1959, seis meses antes da inauguração do Museu, em 21 de outubro de 1959.

Frank Lloyd Wright: From Within Outward apresentará de 15 de maio até 23 de agosto de 2009 um total de 64 projetos, construídos ou não, dentre mais de mil concebidos pelo arquiteto em mais de sete décadas de carreira. Organizada de maneira a proporcionar uma visão geral e cronológica da obra de Wright, na exposição há projetos de edifícios públicos, residenciais, religiosos e também projetos urbanos. São maquetes, fotografias, slides e duzentos desenhos originais, sendo que alguns jamais foram expostos antes.

No início da exposição há um breve histórico sobre o arquiteto. Logo após o visitante deve percorrer a exposição no sentido ascendente da rampa, local que acolhe a parte central da mostra. O primeiro projeto exposto é a Unity Temple (Oak Park, IL, 1904), com maquete expondo seu rico espaço interior, desenhos e slides. Subindo pela rampa da rotunda, há desenhos e slides do Larkin Building (Buffalo, NY, 1903), demolido na década de 1950.

Nestes primeiros projetos para edifícios urbanos não residenciais, conforme sinaliza Edgar Kaufmann (FLW writings and buildings. Meridian Books, 1960, p. 284), Wright “destruiu a caixa”, criando espaços internos fluidos e sem interrupções. Estes projetos, assim como o Museu Guggenheim, refletem a concepção de Wright do edifício urbano, que se volta para dentro, com espaço interior caracterizado pelo atrium central, iluminação zenital, e relativamente não dialoga com a rua, negando o barulho e congestionamento vindo de fora, diferentemente dos projetos residenciais. As residências projetadas por Wright, localizadas em típicos subúrbios norte-americanos, arborizados e longe dos centros urbanos, estabelecem uma maior integração com o espaço exterior.

Wright não tinha muito apreço por cidades grandes, pois as considerava congestionadas e inóspitas. Conforme afirma em An american architecture (Horizon Press, 1955, p. 170), preferia a descentralização e acreditava com entusiasmo na mobilidade do automóvel para vencer as distâncias. Sua proposta de cidade, a Broadacre City (1932), propunha a dispersão da cidade pelo vasto território norte-americano.

A primeira sala da mostra pertencente ao edifício anexo é dedicada aos projetos residenciais de Wright, com desenhos originais de obras emblemáticas e mais conhecidas do arquiteto, como a Robie House (Chicago, IL, 1906) e a Fallingwater (Mill Run, Pennsylvania, 1934-37). As maquetes das residências Ralph Jester (Califórnia, 1938-39) e a Solar Hemicycle - Herbert Jacobs II (Middleton, WI, 1943) demonstram o interesse e domínio do arquiteto no uso de formas circulares. O destaque principal da sala é a maquete “explodida” da primeira Usonian, a Herbert Jacobs, (Madison, WI 1936-37).

A maquete foi exposta com elementos separados permitindo ao visitante visualizar uma Usonian House em suas partes componentes. O que está por trás de sua concepção são a simplicidade e economia.

Na outra sala pertencente ao anexo, há desenhos, maquetes e slides de edifícios altos projetados e construídos por Wright, bem como projetos urbanos como a Broadacre City e a Crystal City (Washington DC, 1940). Há também projetos de comunidades e edifícios residenciais para cooperativas, como o projeto Cooperative Homesteads (Detroit, MI, 1942) e o Cloverleaf Quadruple Housing (Pittsfield, MA, 1942) que evidenciam a postura humanista do arquiteto.

Para se apreender melhor os espaços e formas criados por Wright, muitas maquetes foram elaboradas especialmente para a exposição. Além das maquetes físicas, animações e simulações oferecem aos visitantes a oportunidade de vivenciar espaços de edifícios demolidos ou projetos não construídos, como o plano para Bagdad (1958).

As maquetes do Johnson & Son, Inc. Administration Building and Research Tower (Racine, WI, 1936-37), Taliesin West (Scottsdale, AZ), Beth Sholom Synagogue (Elkins Park, Pennsylvania, 1953-59) e do projeto Huntington Hartford Sports Club / Play Resort (Hollywood, CA, 1947) são verdadeiras obras de arte, e auxiliam na visualização e no entendimento do projeto como um todo.

A exposição foi organizada de modo a evidenciar a trajetória percorrida por Wright, em projetos construídos ou não, até chegar ao projeto do Museu Guggenheim de New York. O partido adotado pelo arquiteto foi ensaiado em projetos anteriores e pode ser observado na maquete exposta do Gordon Strong Automobile Objective and Planetarium (Sugarloaf Mountain, Maryland, 1924), por exemplo. Desenhos originais confirmam as várias propostas ao projeto do Museu Guggenheim, sendo que uma das últimas é apresentada numa grande maquete.

No percurso ascendente da rotunda há uma pequena sala de leitura, com inúmeros livros e revistas sobre o arquiteto, para quem optar por uma pausa na exposição.

Em paralelo à Frank Lloyd Wright: From Within Outward, o Museu apresenta a exposição Learning By Doing, que mostra uma seleção de maquetes, desenhos e fotografias de abrigos projetados e construídos nas últimas 7 décadas por estudantes e aprendizes de Taliesin (the Frank Lloyd Wright School of Architecture in Arizona and Wisconsin). Learning by Doing reflete a metodologia de ensino de Wright em Taliesin, onde o estudante aprende fazendo, concebendo e construindo seu próprio abrigo. Como uma extensão desta exposição, o Museu Guggenheim juntamente com Google SketchUp lançaram um concurso de abrigos, a Design It: Shelter Competition. Estudantes, arquitetos e interessados em arquitetura podem participar criando um modelo em 3D de um abrigo virtual, localizado em qualquer lugar do mundo.

Frank Lloyd Wright: From Within Outward ficará no Guggenheim de New York até 23 de agosto e depois seguirá para o Guggenheim de Bilbao, na Espanha, onde poderá ser visitada de 6 de outubro até fevereiro de 2010. O catálogo da Exposição, ricamente ilustrado, com prefácio de Phil Allsopp e Richard Armstrong, inclui ensaios de Margo Stipe, Richard Cleary, Neil Levine, Mina Marefat e Joseph Siry e pode ser adquirido por compra on-line. Sua capa é ilustrada com o belo desenho artístico do projeto do Fair Pavilion for the Marin County Civic Center (San Rafael, CA, 1957).

Frank Lloyd Wright: From Within Outward. Curadoria de Thomas Krens, assistentes David van der Leer, Maria Nicanor e Mônica Ramírez-Montagut, em colaboração com a Frank Lloyd Wright Foundation, diretor dos arquivos Frank Lloyd Wright Bruce Brooks Pfeiffer, assistente Oskar Muñoz, curadora Margo Stipe. Solomon R. Guggenheim Museum. 1071, Fifth Avenue, New York, NY. www.guggenheim.org/new-york. $18 adultos; $15 estudantes / idosos (65+), crianças com menos de 12 anos/livre. Sábado à quarta-feira, das 10 às 17h45; sexta-feira, das 10 às 19h45.

sobre o autor

Ana Tagliari, arquiteta, professora e doutoranda FAU-USP

Wilson Florio, arquiteto, doutor e professor da FAU Mackenzie e da Unicamp

comments

028.06 Viagem cultural
abstracts
how to quote

languages

original: português

share

028

028.01 Fotografia

Uma outra cidade

Iatã Canabrava

028.02 Roteiro de viagem

Madri: história e modernidade

Ana Paula Medeiros

028.03 Arquiteturismo em questão

Água, ecoturismo e arquitetura

Gilda Collet Bruna

028.04 Turismo e cultura

O turismo é uma flor do mal

Adson Cristiano Bozzi Ramatis Lima

028.05 Arquiteturismo em questão

A cidade do pedestre e da bicicleta

Vera Magiano Hazan

028.07 Exposição

A paisagem como metáfora

Cesár Barreto

028.08 Editorial

Paris não quer parar

Abilio Guerra and Michel Gorski

028.09 Ministério do Arquiteturismo

Ministério do Arquiteturismo adverte

Abilio Guerra

newspaper


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided