Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

architectourism ISSN 1982-9930

Engenho do Rosário, Itu. Foto Victor Hugo Mori

abstracts

português
O artigo de Andrea Pereira Pinto explora a questão da presença do estilo Românico na península ibérica principalmente a partir das informações contidas na Enciclopédia do Românico no Estado de Guadalajara (Espanha)


how to quote

PINTO, Andrea Pereira. Arquitetura Românica na Península Ibérica. Arquiteturismo, São Paulo, ano 04, n. 039.01, Vitruvius, maio 2010 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/arquiteturismo/04.039/3470>.


Já faz mais de 15 anos, quando o arquiteto Espanhol José María Pérez González, conhecido por Peridis, embarcou em um projeto de investigação sobre o estilo Românico na península ibérica. Uma península que conta com a maior concentração de indícios e vestígios da civilização românica da Europa.

Deste trabalho nasceu o projeto, Fundação Santa Maria La Real, que através da catalogação de todo esse material passou a fase de restauração do patrimônio arquitetônico, cultural e artístico espanhol e hoje conta com um Centro de investigação de Estudos do Românico. Centro este formada por uma equipe multidisciplinar: arquitetos, historiadores, fotógrafos e até arqueólogos, de diferentes nacionalidades.

Mas recentemente, o Centro de Estudos do Românico da Fundação Santa Maria a Real, publicou a Enciclopédia do Românico no Estado de Guadalajara (Espanha) (1), que faz parte do projeto de revitalização do Plano Artístico, Cultural e Patrimonial da Região de Castilla La Mancha, com a direção dos Catedráticos da Universidad Castilla La Mancha, Drº. Miguel Angel García Guinea e Drº. Jose María Pérez González.

Segundo a crítica, trata-se de uma obra prima no estudo do estilo românico. Uma investigação que até este momento nunca havia sido realizado com tanta profundidade na região de Castilla La Mancha. Estamos falando de um trabalho de dois anos e meio, que resultou em uma enciclopédia, formada de dois volumes de mil páginas, com 1.070 planos arquitetônicos, com fotografias que detalham a arquitetura e paisagem onde estão inseridos estes monumentos, além de um estudo exaustivo de 165 testemunhos românicos em 134 localidades, que descrevem a história e a arquitetura românica nesta região.

Também podemos encontrar catalogadas as peças românicas que se encontram atualmente nos museus da Espanha. Cada uma destas peças foi perfeitamente documentada para que o leitor possa encontrar informação sobre sua localização, sua história e evolução. Além de permitir uma melhor compreensão e análise destas peças.

No total, mais de 25 pessoas participaram na elaboração desta obra, entre elas podemos destacar a arquiteta brasileira Andrea Pereira Pinto, radicada desde 2001 em Madrid, que fez parte do grupo de investigadores.

Pode-se definir Guadalajara como um estado marcado pela diversidade paisagística, arquitetônica, surpreendente quanto a caminhos e apaixonante quanto a descobrimentos.  A Arte românica foi à primeira "arte da unidade européia, um testemunho que nos deixaram e que temos como dever, presentear as futuras gerações e os amantes da arte e da arquitetura.

Fica a sugestão aos leitores: uma viagem por esta obra e por tantas outras que fazem parte do projeto Românico na Península Ibérica.

nota

1
Enciclopédia:"Enciclopedia del Románico en Castilla-La Mancha. Guadalajara”, Ed. Fundación Santa Maria La Real. Centro de Estudio del Romanico. Aguilar de Campo. Palencia. España, 2009.

sobre a autora

Andrea Pereira Pinto, arquiteta (FAUPE), Doutoranda pela Universidad de Alcalá em Madrid. Máster em Gestão das Energias Renováveis, pela Universidad de Cadiz, em Cadiz. Pós-graduado em Gestão dos Recursos Naturais, e em Urbanismo pelo Instituto Nacional de Administração Publica de Espanha, em Madrid. Curso Superior de Direção e gestão de Seguridade integrada, pela Fundación MAPFRE, em Madrid.

comments

039.01 Turismo e cultura
abstracts
how to quote

languages

original: português

share

039

039.02 Ensaio fotográfico

Passeio pelo Minhocão

Victor Hugo Mori

039.03 Roteiro de Viagem

Divagar devagar em Montevidéu

Michel Gorski and Valdir Zwetsch

039.04 Ministério do Arquiteturismo

Ministério do Arquiteturismo adverte

Marcio Cotrim

039.05 Editorial

Ícones arquitetônicos proibidos aos turistas!

Abilio Guerra and Michel Gorski

newspaper


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided