Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

architectourism ISSN 1982-9930

Museu do Ipiranga, São Paulo. Foto Victor Hugo Mori

abstracts

português
Neste artigo, Adson Cristiano Bozzi R. Lima fala sobre a atmosfera melancólica da cidade belga de Oostende, aqui associada ao branco da neve sobre as areias em um dia de inverno


how to quote

LIMA, Adson Cristiano Bozzi Ramatis. Oostende e o por do sol branco da melancolia. Arquiteturismo, São Paulo, ano 04, n. 043.05, Vitruvius, set. 2010 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/arquiteturismo/04.043/3548>.


Et la mélancolie errante au bord des eaux.
Chénier M. J.  La promenade

Etimologicamente, a melancolia está associada à bílis negra secretada pelo fígado, afecção que levaria a um comportamento taciturno e depressivo; veremos, contudo, que este sentimento pode ser alvo, branco como versos ou como a neve sobre as areias de Oostende em um belo dia de inverno. Diante de tal paisagem, dunas, neve, pescadores e um porto, poder-se-ia afirmar, como fizeram os românticos, que a melancolia, assim como o estreito litoral belga, tem lá os seus charmes.

Diz-se comumente que a tristeza e a depressão são sentimentos suscetíveis de produzir belas obras de arte, e a joie de vivre dos Impressionistas seria uma exceção quase imperceptível na história das artes. Brueghel, Grünevaldt, Goya, Bacon e Munch, entre muitos outros, seriam os pintores da melancolia, da miséria e da depressão, sentimentos dos séculos e dos homens. Pode parecer que exageramos, mas ninguém vai a um museu para se divertir ou para esquecer de si mesmo; frequenta-se as musas porque não há saída, ou porque, como escreveu a belga Marguerite Yourcenar, antes de morrermos devemos cumprir o tour de la prison.

Elencamos acima alguns artistas melancólicos, mas omitimos um dos seus mais conhecidos adeptos, o belga James Ensor, natural da cidade flamenga de Oostende. Solitário e recluso, viveu boa parte da sua vida à margem da burguesia e até mesmo dos círculos artístico de vanguarda (foi expulso do Les XX, movimento artístico que ele mesmo havia contribuído para fundar), e tornou-se conhecido como o pintor de estranhas máscaras e de não menos estranhos esqueletos. Mas este pintor é conhecido, igualmente, pelas pinturas das paisagens de Oostende. A pintura Le phare d'Oostende é uma das suas vues mais conhecidas, na qual o artista, a partir de uma paleta quase impressionista – e apesar dela –, conseguiu reproduzir a atmosfera cinzenta do mar do Norte. Ora, não se pode imaginar a transposição da atmosfera jovial que se observa nas marinhas francesas do mesmo período em uma pintura que represente o mar do Norte belga, le dernier terrain vague, segundo Jacques Brel... Não se vai a Oostende para se banhar, mas para garantir a si mesmo que o limite está ali, instransponível, e que, portanto, não há um “além” catártico ou redentor.

O por do sol está comumente associado ao sentimento da melancolia, do fim, da ruína e da decadência e, por extensão, da morte. Mas, a este respeito, e pensando na neve sobre as brancas areias de Oostende, citemos o cineasta francês Jean-Luc Godard, que, ao ser perguntado se o cinema estava conhecendo o seu ocaso, respondeu positivamente, afirmando que, justamente, “é esta a mais bela hora do dia”. Devemos, então, pensar no por do sol branco em Oostende como a hora em que um suave abatimento se mistura a um estranho humor (as máscaras...), assim como o dia que se mistura, suavemente, a uma noite incerta. Felizmente, no lusco fusco nem tudo são trevas.

sobre o autor

Adson Cristiano Bozzi Ramatis Lima, arquiteto e urbanista, Mestre em Estudos Literários pela Universidade Federal do Espírito Santo, Doutorando em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo. Autor do livro: Arquitessitura; três ensaios transitando entre a filosofia, a literatura e arquitetura. Professor Assistente da Universidade Estadual de Maringá, Departamento de Arquitetura e Urbanismo.

comments

043.05 Arquiteturismo em questão
abstracts
how to quote

languages

original: português

share

043

043.01 Exposição

Mostra "Ao vento", de Adriana Rosset

Rosely Nakagawa

043.02 Viagem de estudo

Koolhaas X Mies

Carlos M Teixeira

043.03 Entrevista

Entrevista com José Albano

Abilio Guerra

043.04 Exposição

Muito alem da rue de Sèvres

Silvana Rubino

043.06 Ensayo fotográfico

Un testigo ocular de "Las fiestas de La Mercè"

Rodrigo Stocco

043.07 Arquiteturismo en cuestión

¡!La Mercè en dos carteles

Carlos Capretz

043.08 Exposição

Tempo ao tempo!

Juan Esteves

043.09 Ministério do Arquiteturismo

Ministério do Arquiteturismo adverte...

Abilio Guerra and Michel Gorski

043.10 Editorial

Criança turista

Michel Gorski and Abilio Guerra

newspaper


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided