Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

architectourism ISSN 1982-9930

Vista panorâmica de Miami, Flórida, Estados Unidos. Foto Victor Hugo Mori

abstracts

português
A Ópera de Óslo, projeto de autoria do escritório de arquitetura norueguês Snohetta e premiado pela Fundação Mies van der Rohe em 2009, é uma obra imperdível para quem visita a capital da Noruega.


how to quote

SABBAG, Haifa Yazigi. Na rota da Escandinávia, a Ópera de Oslo. Arquiteturismo, São Paulo, ano 04, n. 045.04, Vitruvius, nov. 2010 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/arquiteturismo/04.045/3662>.


Foram apenas algumas horas em Oslo, a partir de Gotemburgo, na Suécia, em novembro último. Próxima à estação de ônibus, à beira do fiorde que banha a capital da Noruega, uma construção moderna, de linhas retas brilhando ao sol, chama a atenção. É o Opera House, causando impacto na paisagem da capital da Noruega. Logo nos envolvemos na atmosfera, na arquitetura e na arte desse surpreendente edifício – quase um intruso entre o cais e a cidade – projetado pelos arquitetos noruegueses do escritório Snohetta e premiado pela Fundação Mies van der Rohe em 2009.

Vista do entorno da Ópera de Óslo
Foto Cid Yazigi Sabbag


A visita à simpática cidade, seus calçadões e exuberantes jardins de cores outonais foi muito rápida; o Museu Nacional onde estão expostas obras de Edvard Munch, acabou ficando para uma próxima vez, já que a Ópera também fascinou os companheiros de viagem, jovens médicos a caminho de um congresso na Suécia.

Subindo a plataforma branca que emerge do mar, fomos conduzidos por passarelas de granito branco à cobertura, de onde se tem uma visão ampla da cidade. Edifícios modernos se agrupam de um dos lados da Ópera, contrastando com pequenos prédios de arquitetura estilosa que bordejam o mar.

Com mármore branco de Carrara, vidro, aço e madeira, em planos horizontais, o escritório compôs o conjunto como um apelo à convivência projetando amplas e convidativas áreas externas. E inúmeras salas internas de acesso livre e permanente, na realidade um foyer por onde se dá a entrada principal e se distribuem, à disposição do público, espaçosos café e restaurante, bilheteria, loja, poltronas e uma área escura com os banheiros contrastando com a luminosidade do foyer. O conteúdo dessa caixa de vidro surpreende. Vigas esbeltas de concreto que sustentam a cobertura – assim como as rampas, quem sabe uma alusão ao Alvorada de Niemeyer... – antecedem o bloco circular de madeira que abriga os espaços do teatro.

O trabalho na madeira também é surpreendente. São longos corredores, com pisos e paredes nesse material, contornando a sala principal, totalmente revestida de carvalho escurecido para oferecer sensação de calor e aconchego. Nela, tudo foi pensado em função da acústica; o revestimento frontal dos balcões foi desenhado de maneira a dispersar o som, assim como todos os demais detalhes, como os assentos que o absorvem, estejam ou não ocupados e as pesadas cortinas que recobrem as paredes no fundo quando há grande volume de som em apresentações de músicas pop ou rock.

A luminária central também tem um papel importante como refletor acústico; como as outras superfícies ela assegura que o som do palco e da orquestra seja bem distribuído; medindo sete metros de diâmetro, ela procura insinuar a luz do dia através de mais de oito mil lâmpadas diodes. Outro objeto-surpresa é a boca de cena, cortina do palco criada pelo artista norteamericano Pae White em tecido metálico, com detalhes em alta tecnologia. À distância, parece uma superfície metálica em três dimensões.

Três auditórios completam o programa do Opera House. Um deles, de expressão mais moderna, em cores vermelha, branca e prata e 400 assentos, foi projetado para produções experimentais; sua flexibilidade permite adaptação para diferentes apresentações musicais. Esses volumes, revestidos por peças de cristal , criadas pelo artista Olafur Eliasson que se inspirou no movimento das geleiras, são iluminados por luzes verdes.

Voltando à área externa, as rampas em peças de mármore bruto (36 mil ao todo) compõem um desenho geométrico, elaborado pelos arquitetos em conjunto com artistas locais. Estreitas faixas de mármore polido alternam-se entre peças de mármore rústico de diferentes tamanhos. No topo do caminho, o bloco retangular revestido de alumínio desenhado por artistas têxteis, projeta a luz do sol durante todo o ano, em suas diferentes nuances.

Esse complexo foi inaugurado em abril de 2008. São do mesmo escritório a Biblioteca de Alexandria, no Egito, projeto vencedor de concurso internacional e, mais recentemente, a embaixada da Noruega, em Berlim entre inúmeras obras espalhadas pelo mundo.

Vista do entorno da Ópera de Óslo
Foto Cid Yazigi Sabbag


sobre a autora

Haifa Yazigi Sabbag é jornalista formada pela ECA/USP, ex-editora da revista AU - Arquitetura e Urbanismo e da seção AC – Arquitetura e Crítica, do Portal Vitruvius. Autora de “JKMF - Julio Kassoy e Mario Franco”, e “Rocco Associados - Residências Unifamiliares”, ambas da editora C4.

comments

045.04 Roteiro de Viagem
abstracts
how to quote

languages

original: português

share

045

045.01 Viagem de estudo

eCAADe 2010 – Future Cities

Gabriela Celani

045.02 Arquiteturismo em questão

Providence, Rhode Island – Uma linda lição histórica da arquitetura americana

Eliane Lordello

045.03 Viagem de estudo

Nove notas sobre Istambul

Felipe Arruda

045.05 Ministério do Arquiteturismo

Ministério do Arquiteturismo adverte...

Bruno Borovac

045.06 Editorial

Flanar na cidade

Michel Gorski and Abilio Guerra

newspaper


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided