Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

architectourism ISSN 1982-9930

Panorâmica das ruínas de Roma. Foto Victor Hugo Mori

abstracts

português
Não gostando da cidade sem nunca conhecê-la, Victor Hugo Mori evitou Miami durante anos. Foi para não gostar, mas acabou adorando!


how to quote

MORI, Victor Hugo. Enfim... Miami. Uma síntese das Américas. Arquiteturismo, São Paulo, ano 04, n. 046.02, Vitruvius, dez. 2010 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/arquiteturismo/04.046/3709>.


Para a grande maioria da classe média brasileira Miami sempre foi o seu primeiro destino internacional. Talvez por ser o “primeiro mundo” mais próximo e a mais latina das cidades norte-americanas, quem sabe pela fantasia dos parques temáticos, dos filmes do passado, dos concursos de Miss Universo.

Para mim, Miami sempre foi um destino a ser evitado. Preconceito que deve ter surgido ainda na minha juventude estudantil. Ato inconsciente ou infantil de ignorar a “pequena Havana” que dava certo. Depois de cruzar o mundo várias vezes, América Latina, Europa, Ásia, Ásia Menor, África, e por dezenas de vezes ficar em Nova York, Washington, Chicago, São Francisco, Mineápolis e até Honolulu fui convencido pela Nina (minha esposa) de passar uns dias em Miami, que ela já tinha ido e gostado.

Por precaução escolhi um dos hotéis da rede Morgans, criadores do conceito de hotel-design como o Royalton de NY e o Delano de Miami concebidos por Philippe Starck. O Hotel Mondrian é o mais novo filhote do grupo em Miami. Outra precaução foi encomendar um vôo exclusivo de helicóptero pela cidade e apreciar Coral Gable, concebida em 1920 por George Merrick, a cidade-jardim que se transformou no padrão de bairro de moradia americana.

A impressão do primeiro dia avistada do terraço do hotel mostrou duas cidades diferentes. Nos outros dias descobri várias outras Miamis. A cidade é múltipla, latina, americana, caribenha, brasileira, bela, feia, brega e chic. Cabe também na definição de Sampa, é o avesso do avesso, uma síntese das Américas. Me peguei gostando.

comments

046.02 Ensaio fotográfico
abstracts
how to quote

languages

original: português

share

046

046.01 Na estrada

Diário de um arquiteturismólogo em Santa Catarina

Sérgio Antonio dos Santos Jr and Vanessa Sanches

046.03 Exposição

O Brasil de John Graz

Sergio Pizoli and Sergio Campos

046.04 Editorial

Portões goianienses

Michel Gorski

046.05 Ministério do Arquiteturismo

Ministério do Arquiteturismo adverte...

Álvaro Rodrigues dos Santos

newspaper


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided