Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

architectourism ISSN 1982-9930

Montepulciano, Itália. Foto Victor Hugo Mori

abstracts

português
Desavisados turistas ao caminharem no vilarejo marroquino Chefchouen, encontraram no dia sagrado para os muçulmanos, todas as portas fechadas, e disto resultou a uma visão diferente, mostrada no ensaio fotográfico


how to quote

ARRUDA, Felipe; GORSKI, Laura. Uma sexta-feira azul. Arquiteturismo, São Paulo, ano 05, n. 049.05, Vitruvius, mar. 2011 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/arquiteturismo/05.049/3812>.


Chefchouen, vista geral
Foto Felipe Arruda

Envolvidos pelo calor escaldante do Marrocos, tivemos o prazer de conhecer esse vilarejo tranquilo e ameno chamado Chefchouen, que fica ao norte do país. Essa pequena cidade foi construída em 1471 pelos mouros exilados da Espanha, originalmente como uma fortaleza para conter as invasões portuguesas do norte do Marrocos.

Chefchouen, vista geral
Foto Felipe Arruda


Depois de experimentar o vigésimo e delicioso tagine com couscouz marroquino da nossa viagem, saímos para caminhar interessados em descobrir com pés, mãos e olhos as singularidades deste lugar que, do chão ao céu, é absolutamente azul.

Chefchouen, ruelas
Fotos Felipe Arruda


Era uma sexta-feira. Fato que, aparentemente irrelevante, acabou dando contornos especialíssimos ao nosso passeio. Pois, às sextas-feiras, a população se recolhe em virtude das rezas muçulmanas e, assim, as portas das lojas, casas de serviço – e também das residências – estavam fechadas, oferecendo um cenário pacato e algo misterioso à nossa caminhada.

Chefchouen, ruelas
Fotos Felipe Arruda


Passeamos silenciosamente pelas ruelas labirínticas e azuis que guardavam casas azuis, de paredes azuis, de portas azuis, de chão e sombras azuis, embaixo de um lindo e vasto céu azul daquele dia.

Chefchouen, ruelas
Fotos Felipe Arruda


As portas, em especial, nos chamaram a atenção. Eram portas íntegras, descascadas, escondidas, exibidas, de madeira maciça, de ferro amassado, com olhos desenhados, com cadeados pendurados, de fechaduras douradas, de gatos caídos às soleiras, de batentes falecidos, ranhuras cromáticas, portas com detalhes intrometidos e outros muito tímidos, portas que lembravam a da nossa casa e, algumas, que nos faziam sentir a distância de casa.

Chefchouen, ruelas
Fotos Felipe Arruda


Fotografamos.

Com o interesse não só pelo que elas exibiam, mas com uma inquieta tentativa de adivinhação pelo que elas guardavam.

Uma realidade tão mais instigante por ser inacessível.

Chefchouen, venda de pigmentos
Foto Felipe Arruda


sobre os autores

Felipe Arruda é formado em comunicação social pela ESPM. É gestor cultural e escritor. Dirige a Faina Moz,atendendo empresas, instituições, produtores e artistas na concepção, planejamento, e gestão de empreendimentos culturais. Como escritor, tem contos publicados em antologias e revistas, entre eles dois premiados: pela CEPE – Companhia Editora de Pernambuco e pela revista Piauí  Participa do selo literário Edith e escreve no blog http://felipearruda.blogspot.com/.

Laura Gorski é artista plástica, ilustradora e educadora. Como artista, participou de diversas exposições coletivas e ilustrou os livros Histórias de (in)tolerância, de Guila Azevedo e A noiva do condutor, opereta de Noel Rosa. Como educadora, trabalha há nove anos na ONG Comunidade Educativa Cedac. Foi assistente de coordenação da Ação Educativa do Instituto Tomie Ohtake, onde ministra aulas no Núcleo de Formação para Professores. Em 2010 trabalhou na coordenação dos ateliês do Projeto Educativo da 29ª Bienal de São Paulo. http://lauragorski.blogspot.com/

comments

049.05 Ensaio fotográfico
abstracts
how to quote

languages

original: português

share

049

049.01 Viagem de estudo

Jane's Walk

Octavio Lacombe

049.02 coluna do michel

Nova York – ao encontro com meu primeiro Bialy

Michel Gorski

049.03 roteiro de viagem

Velho e novo

Silvia Ferreira Santos Wolff and Benelisa Franco

049.04 viagem de formação

Memória do coração

Sílvia Zatz

049.06 Ministério do Arquiteturismo

Ministério do Arquiteturismo adverte...

José Tabacow

049.07 editorial

Valor do registro

Michel Gorski

newspaper


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided