Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

architectourism ISSN 1982-9930

Nazareth, vales de Jezreel e Armageddon. Foto Victor Hugo Mori
mouseovermouseover

Edifício em Higienópolis
Foto Abilio Guerra

abstracts

português
Por mais que sejam fascinantes as redes sociais, com sua capacidade de mobilização e informação, a presença diante das coisas ainda tem seus encantos


how to quote

GUERRA, Abilio. As redes sociais. Tensão e sobreposição das informações. Arquiteturismo, São Paulo, ano 05, n. 051.06, Vitruvius, maio 2011 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/arquiteturismo/05.051/3914>.


No dia 29 de maio de 2011 eu postei no meu Facebook, abaixo da foto que ilustra este texto, a seguinte mensagem:

“Quiz Show: quem sabe o nome do arquiteto que projetou este prédio? Fica na Av. Higienópolis, próxima da Av. Angélica... Eu não sei e gostaria de saber!”

Logo a seguir, dezenas de mensagens começaram a pipocar na caixa de diálogo, com diversos amigos tentando matar a charada. Vasco Caldeira começou: “eu já soube mas esqueci...”, para logo depois as pessoas arriscarem Affonso Reidy (“não, Reidy não tem obras em São Paulo. Mas de fato tem cara de arquiteto carioca”, respondi de pronto), Rino Levi, Victor Reif, Henrique Mindlin, Franz Heep... Nenhuma resposta convincente! Diego Viana Gomes arriscou que o mural seria do Bufoni, opinião logo confirmada pela especialista no assunto, a paisagista Bel Ruas, com uma mensagem com ar de memorial técnico:

“Edifício Nobel, Av Higienópolis, 375. Penso que é da arquiteta Maria Bardelli. O Mural é do Buffoni. s/d s/título. Mede 2,45 x 8,45 m. Uma coisa interessante: Buffoni usava alguns desenhos tanto nas propostas artísticas como em propagandas da Pirelli. Tem uma propaganda dele na Pirelli, chamada "Été en Italie", que tem uns pássaros desenhados iguaizinhos aos deste painel”.

A afirmação peremptória acerca da autoria do mural deixava nua a afirmação da autoria do edifício: “penso que é da arquiteta Maria Bardelli”. Penso?! A dúvida não estava esclarecida de forma cabal.

Logo mais outros assuntos mais interessantes surgiram na lista infindável do Facebook e todos se esqueceram da minha pergunta. O poderoso potencial de comunicação das redes sociais, que tornam qualquer fato – seja ele importante ou corriqueiro – em um fenômeno midiático instantâneo, tem como contraponto a provisoriedade do efêmero. A fluidez constante das informações, brincadeiras, conversa fiada etc. coloca tudo e todos em fluxo contínuo, que não para, não sedimenta, não enraíza. Uma virtualidade sedutora, mas que não substitui o fenômeno físico. O edifício de autoria desconhecida continua lá, lindo, como quase todos os edifícios de Higienópolis.

Portanto, mantenho a pergunta: “quem sabe o nome do arquiteto que projetou este prédio?”

comments

051.06 editorial
abstracts
how to quote

languages

original: português

share

051

051.01 ensaio fotográfico

Figurante em Nova York

Michel Gorski

051.02 Viagem de trabalho

Encontrando a pérola do Adriático

Aline Martins da Silva

051.03 Viagem de estudo

Caadria 2011

Gabriela Celani

051.04 crítica

Ruínas e arte em Colônia

Luiz Antonio Lopes de Souza

051.05 ministério do arquiteturismo

Ministério do Arquiteturismo adverte

Victor Hugo Mori

newspaper


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided