Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

architectourism ISSN 1982-9930

Ruínas arqueológicas em Masada, Israel. Foto Victor Hugo Mori

abstracts

português
O texto narra a visita a uma área ferroviária residual, no sul de Berlim, re-colonizada por vegetação nativa e mais tarde transformada em parque. Uma intervenção arquitetônica que integra natureza e paisagem cultural urbana.

english
This text is about the visit to a railway residual area on southern Berlin, re-colonized by native vegetation and later turned into a park. An architectural intervention integrating nature and cultural urban landscape.

español
El texto narra la visita a un área residual del ferrocarril, en la zona sur de Berlín, recolonizado por vegetación autóctona y más tarde transformada en parque. Una intervención arquitectónica que integra la naturaleza y el paisaje cultural urbano.


how to quote

SIQUEIRA, Paloma Padilha de. Paisagens naturalmente culturais. Südgelände Natur-Park, Berlim, Alemanha. Arquiteto Peter Latz. Arquiteturismo, São Paulo, ano 05, n. 052.02, Vitruvius, jun. 2011 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/arquiteturismo/05.052/3937>.


O Südgelände Natur-Park fica na zona sul de Berlim, entre duas linhas férreas ativas, e ocupa uma típica área residual ferroviária que esteve abandonada por cerca de 40 anos.

Durante esse tempo a natureza foi recuperando seu território entre velhos trilhos, construções e escombros.

Alguns cidadãos locais se deram conta deste espetáculo e empenharam-se em conseguir que aquela área fosse convertida em parque. E assim foi. Só que o resultado foi um parque onde nem a natureza nem os elementos culturais são tratados como monumentos. O que se vê é uma integração harmoniosa entre a modificação dos processos da sociedade moderna e a regeneração ecológica, num cenário dinâmico e atual.

Uma intervenção arquitetônica delicada e despretensiosa, ao mesmo tempo extremamente poética e efetiva. É uma grande oportunidade para o urbanita ter contato com os processos culturais e ecológicos que definem a vida nas cidades.

Na minha opinião, espaços desse tipo são uma verdadeira inspiração para tratar as paisagens urbanas.

Dentro do parque, através de caminhos suspensos do solo, que parecem dizer “chega! Aqui já não se pisa”, somos convertidos em espectadores da reconquista natural. Em outros pontos somos convidados a interagir, e surgem elementos de arte e espaços de exposição.

É um desses lugares que, depois de um dia andando entre museus e monumentos, te levam a pensar sobre um monte de coisas: tem maior valor histórico um aqueduto ou catacumba romanos, que uma ferrovia moderna? O que é patrimônio afinal? Será que valorizamos mais algumas épocas que outras? Quem conta mais a nossa história? Um palácio? Teatro? Igreja? Mas será que só dessas fontes podemos conhecer de verdade nossas culturas e história? E quais serão os monumentos que contarão a história desse tempo?

Eu particularmente acho que “ler” uma cidade somente através de seus edifícios equivale a se informar só através de telejornais. Ficamos com uma idéia incompleta do que nos rodeia, e pouco nos instiga a pensar com profundidade sobre quem são as pessoas desse lugar e como vivem de verdade.

As infraestruturas de uma cidade transmitem valores importantes, e podem dizer-nos muito sobre a sociedade que nela habita.

nota

NE
A versão original deste artigo foi publicado no blog www.puntogordo.wordpress.com, em 16 de maio de 2011, em Madrid.

sobre a autora

Paloma Padilha de Siqueira é arquiteta e urbanista pela Universidade Mackenzie, e máster em Meio Ambiente e Arquitetura Bioclimática pela Universidade Politécnica de Madri.

comments

052.02 paisagem construída
abstracts
how to quote

languages

original: português

others: español

share

052

052.01 arte na arquitetura

Miguel Juliano, Waldemar Cordeiro e Maurício Nogueira Lima

Michel Gorski

052.03 roteiro de viagem

Uruguay

Mauro Ferreira

052.04 viagem cultural

Cidades vistas de cima

Francisco Alves

052.05 eu estive lá!

A festa do Nguon

Albert Masias and Pablo Simpson

052.06 arquiteturismo em questão

Cidade, tempo e escolhas

Sérgio Magalhães

052.07 ministério do arquiteturismo

Ministério do Arquiteturismo adverte

Michel Gorski

052.08 editorial

Toscano morreu. Viva o Toscano!

Abilio Guerra

newspaper


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided