Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

architectourism ISSN 1982-9930

Stonehenge, planície de Salisbury, condado de Wiltshire, Inglaterra. Foto Victor Hugo Mori

abstracts

português
Descrição do projeto de Passeios pela Arquitetura na cidade de Franca realizado pelo Laboratório das Artes, incluindo comentários sobre sua paisagem urbana, arquitetura e questões da preservação do patrimônio cultural.

english
Description of the project of Strolls for the Architecture in the city of Franca carried through by the Laboratorio das Artes, including commentaries on its urban landscape, architecture and questions of the preservation of the cultural patrimony.

español
Descripción del proyecto Tours Arquitectura en la ciudad de Franca realizados por el Laboratorio das Artes, con comentarios sobre su paisaje urbano, arquitectura y temas de preservación del patrimonio cultural.


how to quote

FERREIRA, Mauro. Passeios pela arquitetura de Franca. Arquiteturismo, São Paulo, ano 05, n. 056.04, Vitruvius, out. 2011 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/arquiteturismo/05.056/4105>.


O prédio do IAPB
Foto Mauro Ferreira

Nos dias 19 de junho e 7 de agosto de 2011, domingo de manhã, aconteceram passeios pelo centro da cidade de Franca, guiados pelo arquiteto Mauro Ferreira, com o apoio da artista plástica Atalie Rodrigues Alves. Ambos pertencem à coordenação do Laboratório das Artes de Franca, um movimento cultural local que mantém um pequeno museu privado de artes visuais modernas e inclui em suas preocupações a preservação do patrimônio cultural edificado. O Laboratório das Artes se responsabilizou pela organização do evento e por sua divulgação na imprensa local dos passeios, que foram abertos a toda a comunidade.

Os passeios realizados pretendiam articular diversos objetivos, desde os culturais, permitindo conhecer e discutir aspectos significativos da história da cidade contada por seus edifícios, os objetivos sociais, tornando possível o contato e relacionamento direto de pessoas interessadas nas questões da preservação da arquitetura local e também objetivos ligados à saúde e ao lazer, já que o percurso foi realizado a pé.

O primeiro passeio se desenvolveu na região central e na parte baixa do bairro da Estação, priorizando a arquitetura modernista existente num contexto de um centro histórico desprotegido, com sua arquitetura característica das décadas de 1950 a 1970 em acelerado processo de deterioração e/ou transformação desenfreada, incluindo obras de arquitetos como Carlos Gonzalez Lack e Ícaro de Castro Melo. O segundo passeio percorreu as edificações tombadas pelo órgão de patrimônio cultural do município (Condephat) no casco histórico central de Franca, importante núcleo urbano do interior paulista que surgiu na rota do Anhanguera no final do século XVIII e que hoje concentra o maior pólo calçadista masculino do país, atingindo uma população de 313.128 habitantes (Censo IBGE 2010).

Antes do início do passeio, uma apresentação visual na sede do Laboratório, de onde partiu o grupo para o passeio, mostrou o roteiro elaborado, as principais características dos imóveis e sua importância na história local. Em seguida, o grupo percorreu a pé o trajeto previamente definido, observando em grupo os imóveis após breve parada para esclarecimentos e comentários sobre passagens interessantes da história do prédio feitos pela equipe do Lab, que trazia para a discussão as questões relacionadas à construção, história, personagens e situações relativas aos prédios.

Os passeios contaram com a presença, além dos organizadores, de um grupo com aproximadamente trinta pessoas, formado principalmente por arquitetos, artistas, professores e estudantes. Apesar do calor, o dia de céu azul e cheio de luz permitiu boas tomadas e registros fotográficos dos prédios visitados pelos participantes, que puderam ver em detalhe a situação precária de alguns imóveis tombados e o descaso das autoridades municipais competentes. O sucesso da iniciativa está exigindo do Lab a realização de novos eventos da mesma natureza (já está previsto um no bairro da antiga estação ferroviária), fazendo com que as pessoas redescubram a beleza da cidade escondida pelo movimento feérico do centro no dia a dia e pelas placas publicitárias exageradas, incentivando o movimento pela preservação da arquitetura local e cobrando um maior cuidado de todos na manutenção dos passeios, praças públicas e dos locais visitados.

Convite Passeio Lab

sobre o autor

Mauro Ferreira (Franca, 1952) é arquiteto (FAU Braz Cubas, 1974), mestre e doutor em arquitetura (EESC-USP) e professor na Universidade do Estado de Minas Gerais, no campus de Passos. Atua em sua cidade natal, realizando projetos de arquitetura e planejamento urbano. Mantém uma coluna semanal de crônicas no caderno Nossas Letras, do jornal Comércio da Franca. É ficcionista, com contos e romances publicados. É um dos dirigentes do movimento cultural Laboratório das Artes de Franca.

comments

056.04 passeio guiado
abstracts
how to quote

languages

original: português

share

056

056.01 ensaio fotográfico

Litoral do sul de Santa Catarina

José Tabacow

056.02 paisagem construída

Toda mulher tem um segredo

Petterson Michel Dantas and Cynara de Sá Fernandes

056.03 literatura e filosofia

Quintais, corais, Goiás

Eliane Lordello

056.05 arquiteturismo em questão

Uma visita a uma Capri mítica

Adson Cristiano Bozzi Ramatis Lima

056.06 arte na arquitetura

Quando o modificar uma obra de arte urbana pode ser um crime aceitável

Abilio Guerra

056.07 ministério do arquiteturismo

Ministério do Arquiteturismo adverte

Roney Cytrynowicz

056.08 editorial

Retrofoot

Michel Gorski

056.09 video turístico

Deu treco

Rodrigo Piza Levy

newspaper


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided