Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

architectourism ISSN 1982-9930

Stonehenge, planície de Salisbury, condado de Wiltshire, Inglaterra. Foto Victor Hugo Mori
mouseovermouseover

Edifício Gazeta na Avenida Paulista, com painel em concreto na fachada
Foto Abilio Guerra

abstracts

português
Por princípio, não se deve descaracterizar uma obra de arte urbana. Mas, talvez, seja possível aceitar em situações muito específicas, como é o caso do painel de concreto do edifício da Gazeta na Avenida Paulista.


how to quote

GUERRA, Abilio. Quando o modificar uma obra de arte urbana pode ser um crime aceitável. O painel urbano da Gazeta na Avenida Paulista. Arquiteturismo, São Paulo, ano 05, n. 056.06, Vitruvius, out. 2011 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/arquiteturismo/05.056/4108>.


Na fachada do edifício da Gazeta, situado na Avenida Paulista 900, temos um belo painel em concreto que traz inscrito o nome público do conglomerado de comunicação da Fundação Cásper Líbero, responsável pela edificação.

O projeto do edifício é atribuído ao engenheiro José Carlos de Figueiredo Ferraz, mas desconheço o nome do(a) artista responsável pela obra. Como também desconheço se ele, ou ela, gostou do corte feito na parte inferior da obra, ou até mesmo se aprovou a intervenção.

O corte foi realizado por ocasião da reforma para abrigar os cinemas do Reserva Cultural, reordenando o espaço do antigo cine Gazetinha para abrigar um conjunto de salas menores, como impõe o atual mercado cinematográfico.

Por princípio, deveríamos criticar uma interferência desta monta, que implica em descaracterização de uma obra de arte urbana. Mas, confesso constrangido que adorei!

No que diz respeito à obra de arte, a sobreposição do termo “Gazeta” sugere uma materialização parcial de uma infinita série lógica da palavra. Onde começa e onde termina esta concretude não tem muita importância e o seqüestro de pequena parte inferior da obra não interferiu em nada na legibilidade e compreensão de sua mensagem. Considerando o peso natural do concreto e a inclinação do painel em direção ao passeio público, o alívio da matéria em seu embasamento conferiu uma tensão, anteriormente inexistente, entre o peso do painel e a leveza de sua levitação.

Por outro lado, no que diz respeito à arquitetura, o hermetismo original do edifício, refratário ao espaço público, foi amenizado pela vitrine transparente ao rés do chão, permitindo uma interessantíssima integração virtual entre interior e exterior, onde os tranqüilos frequentadores do cinema – aguardando a próxima sessão sentados à mesa e tomando café, ou folheando os volumes da livraria – podem observar e ser observados pelos apressados transeuntes da avenida.

Acredito que o resultado foi bom para a cidade e espero ser desculpado pelo(a) artista responsável por uma opinião tão irresponsável.

sobre o autor

Abílio Guerra é arquiteto, professor da FAU Mackenzie e editor do portal Vitruvius e da Romano Guerra Editora.

comments

056.06 arte na arquitetura
abstracts
how to quote

languages

original: português

share

056

056.01 ensaio fotográfico

Litoral do sul de Santa Catarina

José Tabacow

056.02 paisagem construída

Toda mulher tem um segredo

Petterson Michel Dantas and Cynara de Sá Fernandes

056.03 literatura e filosofia

Quintais, corais, Goiás

Eliane Lordello

056.04 passeio guiado

Passeios pela arquitetura de Franca

Mauro Ferreira

056.05 arquiteturismo em questão

Uma visita a uma Capri mítica

Adson Cristiano Bozzi Ramatis Lima

056.07 ministério do arquiteturismo

Ministério do Arquiteturismo adverte

Roney Cytrynowicz

056.08 editorial

Retrofoot

Michel Gorski

056.09 video turístico

Deu treco

Rodrigo Piza Levy

newspaper


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided