Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

architectourism ISSN 1982-9930

Forte da Barra, Ponta da Praia e Porto de Santos. Foto Victor Hugo Mori

abstracts

português
Instalação site specific de Laura Vinci, artista que assume questôes como o tempo, a transformação da matéria e seu fluir no espaço.Projeto faz parte do programa Arte na Cidade da Secretaria Municipal de Cultura.


how to quote

DE FREITAS, Douglas. Clara-Clara. Exposição individual de Laura Vinci. Arquiteturismo, São Paulo, ano 06, n. 061.06, Vitruvius, mar. 2012 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/arquiteturismo/06.061/4256>.


A produção de Laura Vinci tem a matéria como elemento escultórico e sua relação com o ambiente que a circunda como princípio. Desde o final dos anos 1990, o trabalho da artista passa a lidar com o tempo, a transformação da matéria e seu fluir no espaço. Muitas vezes essa transformação é visível, realizada através de dispositivos onde a água se torna vapor ou as partículas de água no ar se condensam formando gelo; ou ainda ocorre de modo natural, onde maçãs apodrecem em meio ao mármore que, por sua característica física, permanece inalterado.

Em Clara-Clara a luz, mesmo impalpável, é tratada como matéria, e a construção do trabalho utiliza os elementos próprios da iluminação pública da cidade. Na estreita rua Dr. Miguel Couto, sete grandes bolsas, com sete luminárias cada, substituem a iluminação comum da rua. Posicionadas de maneira orgânica, e suspensas em alturas diferentes, as luminárias ficam constantemente acesas em meio ao emaranhado de fios que as alimentam. Durante o dia, a obra cria um estranhamento nesta passagem; durante a noite, uma grande quantidade de luz ocupa a rua. Em Clara-Clara a obra é constante, mas seu entorno se transforma de acordo com a luminosidade e as condições climáticas de cada dia.

nota

NE
A obra Clara-Clara, de Laura Vinci, é uma instalação site specific realizada através do projeto Arte na Cidade da Secretaria Municipal de Cultura e fica em exibição de março a agosto de 2012 na Rua Miguel Couto, entre as Ruas Líbero Badaró e São Bento, no centro de São Paulo.

ficha técnica

Projeto Clara-Clara, de Laura Vinci. Tatiana Tatit (assistente da artista); Metro Arquitetos (produção); Sérgia Percassi (coordenação de produção); Haroldo Alves (coordenação de montagem); Gilson Pereira dos Santos (engenheiro elétrico). Agradecimentos a Anna Ferrari, Galeria Nara Roesler, Gustavo Cendroni e Martim Curullon.

sobre o autor

Douglas de Freitas é curador da exposição.

comments

061.06 exposição
abstracts
how to quote

languages

original: português

share

061

061.01 ensaio fotográfico

Tampere, Finlândia

Fabio Jose Martins de Lima

061.02 editorial

Saindo do óbvio

Michel Gorski

061.03 arquiteturismo em questão

Praga

Márcio Correia Campos

061.04 paisagem construída

Beirute entre gruas e tapumes

Bianca Antunes

061.05 exposição

Doisneau, uma vida muito simples

Agnès de Gouvion Saint-Cyr

061.07 ministério do arquiteturismo

Ministério do Arquiteturismo adverte

Abilio Guerra

newspaper


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided