Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

architectourism ISSN 1982-9930

Panteão, Roma. Foto Victor Hugo Mori

abstracts

português
Em Roma, de maneira singular, comparecem tempos diversos. Múltiplos itinerários possibilitam vislumbrar estratos de camadas entre ruínas, escavações arqueológicas e construções de todo tipo - como evidenciam as imagens do ensaio fotográfico de Fabio Lima


how to quote

LIMA, Fabio Jose Martins de. Roma, Itália. Cotidiano de contrastes. Arquiteturismo, São Paulo, ano 06, n. 062-63.01, Vitruvius, maio 2012 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/arquiteturismo/06.062-63/4354>.


O cotidiano das grandes cidades expõe contrastes do ir-e-vir de moradores e visitantes em percursos imersos e diversos, por assim dizer, pelo patrimônio edificado e pelas áreas verdes. E cada cidade tem as suas especificidades com durações de tempo, justaposições e sobreposições de espaços distintos, no continuum da história. Em Roma, de maneira singular, comparecem tempos diversos. Múltiplos itinerários possibilitam vislumbrar estratos de camadas entre ruínas, escavações arqueológicas e construções de todo tipo. O antigo, o velho, o novo e o novíssimo coexistem, mesmo com todas as contradições. As fotografias aqui expostas resultaram de uma passegiata pela cidade com o interesse de mostrar um pouco do patrimônio, o Coliseu em particular, este por vezes refletido. Alem disso, olhares surpreendidos interagem. A estadia em Roma foi rápida, no começo da primavera, pelos compromissos em Venezia, no Posdoc IUAV com o apoio da Capes, o que torna outras aproximações necessárias…

Vista parcial do Coliseu
Foto Fabio José Martins de Lima

sobre o autor

Fabio Jose Martins de Lima nasceu em Belo Horizonte, em 02 de setembro de 1961 e fotografa desde 1983. Professor do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade de Engenharia da Universidade Federal de Juiz de Fora, a partir de 1999 é graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Escola de Arquitetura da Universidade Federal de Minas Gerais (1989) com Mestrado em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal da Bahia (1994) e Doutorado em Estruturas Ambientais Urbanas pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (2003). A partir de 2011, desenvolve Estágio Pós-Doutoral no IUAV Università di Venezia, com o apoio da CAPES, sob a orientaçao dos Professores Donatella Calabi e Guido Zucconi. Em Juiz de Fora coordena o grupo Urbanismomg que desenvolve atividades de pesquisa e extensão com o apoio do CNPq, Fapemig, Ministério das Cidades e Ministério da Cultura.

Contaminações, patrimônio refletido no Templo de Hercules, no centro urbano de Roma
Foto Fabio José Martins de Lima

comments

062.01 ensaio fotográfico
abstracts
how to quote

languages

original: português

others: english

share

062-63

062.02 viagem

Cidades e arquiteturas de terra no Marrocos

Kauê Felipe Paiva

062.03 viagem cultural

De Neviges a Ipiaú

Thomas Bussius

062.04 arte e cultura

Livraria Martins Fontes

Alda Maria Quadros do Couto

062.05 ministério do arquiteturismo

Ministério do Arquiteturismo adverte

Victor Hugo Mori

062.06 editorial

Turismo de que?

Michel Gorski

newspaper


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided