Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

architectourism ISSN 1982-9930

Porto de Santos. Foto Victor Hugo Mori

abstracts

português
No distrito de Guardinha, no município de São Sebastião do Paraíso MG, o Morro da Mesa se destaca na paisagem. Aparentemente inatingível, seguramente altivo e soberano, a formação rochosa tem a fama de ser um aeroporto de discos voadores.


how to quote

GORSKI, Michel. Morro da Mesa em São Sebastião do Paraíso. Em volta do Cristo. Arquiteturismo, São Paulo, ano 06, n. 066.04, Vitruvius, ago. 2012 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/arquiteturismo/06.066/4476>.


Se você é curioso, um arquiteturista, encontrará sempre alguma coisa interessante para ser vista, em qualquer lugar por onde passe.

No distrito de Guardinha, no município de São Sebastião do Paraíso, em Minas Gerais, eu sempre ouvia falar de um tal Morro da Mesa, aparentemente inatingível, que ficava ali se destacando na paisagem distante, todo altivo e soberano e que também tinha a fama de ser um aeroporto de discos voadores.

Como disseram que agora havia um acesso bom, desta vez fomos visitá-lo.

O passeio foi surpreendente e muito mais simples de ser feito do que eu pudesse imaginar. A subida foi preparada para a romaria anual para o alto do morro e a grande surpresa foi que lá é também a divisa dos estado de Minas e São Paulo, com um marco referencial e tudo.

A sensação é a de uma chapada, com destaque para a vegetação rupestre, contrastando muito com o entorno, todo plantado de cana e laranja, que há pouco tempo era de café e gado.

Há ainda outro lugar a ser desbravado no distrito da Guardinha, que uma reserva onde há um jequitibá com mais de mil e quinhentos anos.

sobre o autor

Michel Gorski é arquiteto e co-editor da revista Arquiteturismo do portal Vitruvius. Estreou na ficção infantojuvenil com o romance Por um triz, em parceria com a escritora Silvia Zatz.

comments

066.04 pé na estrada
abstracts
how to quote

languages

original: português

share

066

066.01 ensaio fotográfico

Curitiba

Lygia Nery

066.02 viagem cultural

A Ouro Preto de engenheiros e escravos

Abilio Guerra

066.03 viagem de estudo

Oslo: uma cidade para explorar

Vanessa Goulart Dorneles

066.05 passeio de estudo

Cracolândia, São Paulo

Fernanda Critelli

066.06 exposição

Arquitetos italianos em Paris

Cybelle Salvador Miranda

066.07 editorial

Meio a meio

Michel Gorski

066.08 ministério do arquiteturismo

Ministério do Arquiteturismo adverte...

Ana Paula Spolon

newspaper


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided