Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

architectourism ISSN 1982-9930

arquiteturismo

abstracts

português
O presente artigo é um relato acerca das impressões e aprendizados dos alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFJF, em uma viagem de estudos de dois dias pela cidade do Rio de Janeiro, com visitas a pontos turísticos e marcos históricos da cidade.

english
This article is a report about the impressions and learning experiences of Architecture and Urbanism students in a two-day trip to Rio de Janeiro, which involved study visits to several tourist spots and landmarks.

español
El presente artículo es un informe acerca de las impresiones y aprendizaje de los estudiantes de Arquitectura y Urbanismo, en un viaje de dos días a Río de Janeiro, con visitas a varios lugares de interés y monumentos.


how to quote

CARDOSO, Carina Folena; MONTEIRO, Isadora Tavares. Diário e impressões de uma viagem. Arquiteturismo, São Paulo, ano 06, n. 070.03, Vitruvius, dez. 2012 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/arquiteturismo/06.070/4625>.


No dia 26 de outubro de 2012, um grupo de alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFJF, sob a coordenação do Professor Antônio Agenor Barbosa, partiu para o Rio de Janeiro com o objetivo de conhecer a Cidade Maravilhosa. E para “conhecer” é preciso olhar, caminhar, discutir, fotografar, observar as pessoas, a arquitetura das diversas épocas, desbravar o ambiente urbano e suas belezas naturais, sempre presentes quando o assunto é Rio de Janeiro.

Igreja de Nossa Senhora da Candelária, Avenida Presidente Vargas, Rio de Janeiro, 2012
Foto de Flaviane Silva

Mais do que uma visita a pontos turísticos e monumentos, fizemos uma imersão no dia a dia do carioca. O deslocamento dos alunos por metrô, sugerido pelo professor, não só agilizou os percursos como também nos permitiu identificar aspectos sociais que compõem a dinâmica urbana da cidade. As linhas de metrô, cheias de trabalhadores, estudantes, artistas de rua, funcionam como verdadeiras vias subterrâneas não só pela perspectiva do transporte, mas pelo viés da livre apropriação do espaço e do tempo feita pelas pessoas que nelas trafegam e as utilizam como lócus de manifestação cultural num sentido amplo.

Centro Cultural Banco do Brasil, Avenida Presidente Vargas, Rio de Janeiro, 2012
Foto Isadora Monteiro

Nossa primeira parada foi na Igreja de Nossa Senhora da Candelária. O templo barroco localiza-se na porção central da Avenida Presidente Vargas e impressiona pela escala, história e suntuosidade do espaço interno. Logo em frente, está a Casa França-Brasil (projeto de Grandjean de Montigny de 1820, no estilo Neoclássico) e o Centro Cultural do Banco do Brasil, primeira sede do banco e atualmente um dos principais centros culturais do Rio de Janeiro.

As generosas calçadas e galerias da Avenida Presidente Vargas, Rio de Janeiro
Foto Carina Cardoso, 2012

Na caminhada até a parada seguinte, provocados pelo professor, fizemos um pequeno debate. Abrigados em uma das tantas galerias do centro da Cidade nos perguntamos: “estamos em um espaço urbano ou arquitetônico?” A pergunta foi pertinente em muitas outras situações, já que esses espaços de transição são característicos do centro da cidade do Rio de Janeiro e nos fez notar as diferentes maneiras utilizadas por cada estilo (e em cada período) para conciliar a escala da cidade com a dos edifícios.

Subida da “Ladeira do João Homem”, no Morro da Conceição, Rio de Janeiro – Edifício “A Noite” ao fundo, 2012
Foto de Isadora Monteiro

Um intricado sistema de estreitas ruas é o que separa a monumental Avenida Presidente Vargas de vias como a “Ladeira do João Homem”. A própria denominação do logradouro sugere uma mudança drástica de caracterização espacial: o Morro da Conceição abriga muita história em suas ruas, arquitetura e cotidiano dos seus moradores. A região tem sido alvo de projetos de enobrecimento, que visam à melhoria do espaço urbano e a atração de pessoas para o comércio, lazer e turismo. Na Ladeira do João Homem, que abriga alguns ateliers de artistas plásticos e estabelecimentos gastronômicos, postes de iluminação pública vêm sendo substituídos e alguns sobrados estão sendo reformados. A estreita via desemboca em um largo onde se encontram instalações militares da época colonial. A área que antes servia ao propósito de defesa, e que para tanto dispunha de uma vista privilegiada para o mar, está hoje circundada por inúmeros arranha-céus.

Jardim Suspenso do Valongo, Morro da Conceição, Rio de Janeiro, 2012
Foto de Isadora Monteiro

Finalizamos o percurso pelo Morro da Conceição com uma visita ao Jardim Suspenso do Valongo. Com uma temática de contemplação, o jardim se apropria do relevo com a consolidação de formas orgânicas e configura uma ambiência que se aproxima ao máximo da paisagem natural. Uma área como essa é cara à cidade e funciona como um “respiro” em meio ao caos viário.

Seguimos para o sítio arqueológico do Cais do Valongo. Durante escavações para a implantação de um projeto de intervenção urbana, foi encontrado o cais que, na sua origem era ponto de desembarque de escravos e que posteriormente, já embelezado, veio a receber a imperatriz Tereza Cristina no período colonial, reascendendo mais um capítulo da história do Rio, encoberta em meio aos sucessivos aterros.

Sítio Arqueológico do Cais da Imperatriz, Rio de Janeiro, 2012
Foto Isadora Monteiro

Vizinho ao Cais do Valongo está o stand de informações do projeto Porto Maravilha, um espaço interativo e destinado a apresentar ao público a obra que será realizada na zona portuária do Rio até 2016, englobando a demolição do Elevado da Perimetral, a construção de túneis e passagens subterrâneas, alterações de parâmetros de uso e ocupação do solo, além da instalação de ciclovias e VLT.

Mapa do roteiro noturno da segunda parte da viagem de estudos ao Rio de Janeiro, 2012
Google Earth, com trabalho gráfico de Carina Cardoso

 

Ainda na sexta-feira (dia 26/10/12), tivemos um encontro noturno que foi marcado pelo professor em um dos lugares mais emblemáticos da cidade: a Cinelândia. Dentre os principais edifícios, o imponente Teatro Municipal, a Biblioteca Nacional, o Museu Nacional de Belas Artes e a antiga sede do Supremo Tribunal Federal. Essa característica multicultural imprime à Cinelândia diversas possibilidades de apropriações que a tornam um local aprazível, e vivenciá-la no período noturno foi um grande aprendizado.

Teatro Municipal, Cinelândia, Rio de Janeiro, 2012
Foto Isadora Monteiro

Nosso próximo destino foi a Escadaria do Selarón, que recebe esse nome em menção ao artista chileno Jorge Selarón, que a revestiu com mosaicos de azulejos. Esse é mais um espaço livremente apropriado pelos usuários, uma pequena amostra do que estava por vir nas outras ruas da Lapa, berço da boêmia carioca: barraquinhas vendendo bebidas, comidas e artesanatos se dispõem nas vias, atraindo um público diversificado e que “faz sua festa na rua”, animada por músicos que embalam as noites com ritmos regionais. Finalizamos nosso percurso nos Arcos da Lapa, o aqueduto do Rio Carioca, que é considerado a maior obra arquitetônica empreendida no período colonial, cuja monumental estrutura, iluminada à noite, chama a atenção dos passantes.

Escadaria do Selarón, Lapa, Rio de Janeiro, 2012
Foto Carina Cardoso

Arcos da Lapa, Rio de Janeiro, 2012
Foto Carina Cardoso

Na manhã do dia seguinte, sábado (27/10/12), o grupo se reuniu no Largo da Carioca, onde foi observado o Convento de Santo Antônio e o Edifício Avenida Central. Mais adiante, pudemos conhecer as sedes da Petrobrás e do BNDES, marcos do conjunto empresarial da área central de negócios da cidade. As características com inspirações modernas (como brises, terraços-jardim, sistema estrutural aparente, etc) logo saltam aos olhos.

Mapa do roteiro da terceira parte da viagem de estudos ao Rio de Janeiro no sábado, 2012
Google Earth, com trabalho gráfico de Carina Cardoso

Seguimos para a Rua da Carioca, onde visitamos o Cine Íris, construído no início do século XX em estilo Art Nouveau e que, atualmente, só exibe filmes para o público adulto. Apesar do uso restrito, podemos considerar seu funcionamento uma vitória, ainda mais em uma vizinhança que, a contragosto de seus proprietários, vem se tornando foco de atuação de tantos interesses divergentes.

Edifício Sede da Petrobrás, Rio de Janeiro, 2012
Foto Carina Cardoso

Na Rua Gonçalves Dias fizemos nossa próxima parada, na tradicional e suntuosa Confeitaria Colombo. Demos sequência à caminhada até a Praça XV, onde fomos separados em pequenos grupos, para que pudéssemos desvendar áreas adjacentes a partir do nosso próprio olhar. Os alunos se dividiram entre as exposições do Paço Imperial, os restaurantes e bares do histórico Arco do Teles e a Feirinha de Antiguidades que funciona embaixo do Elevado da Perimetral na Praça XV. A feira introduz à sombra do elevado cores, cheiros e culturas: algumas barraquinhas guardam registros importantes da história da cidade e do país, democratizam o acesso à leitura, à música, e conferem àquele local um significado único.

Interior da Confeitaria Colombo, Rio de Janeiro, 2012
Foto Carina Cardoso

Após o almoço, nossa caminhada continuou em direção ao eclético Palácio Tiradentes, ao Ministério da Fazenda e ao edifício do MEC. Para alguns alunos, foi difícil crer que duas interpretações arquitetônicas tão díspares como as últimas foram construídas em um mesmo período histórico.

Feira de Antiguidades sob o Elevado da Perimetral, Praça XV, Rio de Janeiro, 2012
Foto Carina Cardoso

O antigo Ministério da Educação e Saúde foi pensado articuladamente com o desenvolvimento artístico e paisagístico da arquitetura em sua relação com a escala urbana. Esculturas, painéis de Portinari e belos jardins de Burle Marx conferem ao edifício uma qualidade arquitetônica e ambiental ímpar, deixando como legado os elementos que o tornam atemporal.

Edifício do antigo Ministério da Educação e Saúde, Palácio Capanema, Rio de Janeiro, 2012
Foto Carina Cardoso

Seguimos para o Museu de Arte Moderna (MAM), um edifício de concreto aparente que é um marco moderno no Rio e emoldura a paisagem da Baía de Guanabara. A visita ao Parque do Flamengo também foi proveitosa para vivenciarmos os usos das áreas verdes em um típico dia de calor na capital carioca: pequenas rodas de toque de bola, piqueniques, apreciação da paisagem, uso das ciclovias, entre outros.

Museu de Arte Moderna – MAM, Rio de Janeiro, 2012
Foto Carina Cardoso

A caminhada continuou até o Monumento aos Pracinhas, que apesar de transmitir ao usuário uma atmosfera de austeridade, confere um senso de paz por estar integrado à beleza da paisagem do Aterro, uma bela homenagem aos soldados mortos na Segunda Guerra Mundial.

Vista para a Marina da Glória, Aterro do Flamengo, Rio de Janeiro, 2012
Foto Carina Cardoso

Nesse cenário foi encerrada a nossa viagem de estudos ao Rio. Muitos foram os aprendizados desenvolvidos durante as visitas, muitas foram as histórias ouvidas nas ruas, muito proveitosa foi a autonomia que nos foi dada pelo professor para nos movermos livremente pela cidade. Pudemos de fato vivenciar a verdadeira Cidade Maravilhosa, não aquela dos hotéis e dos deslocamentos por automóvel, mas sim a dos espaços públicos, dos usos cotidianos que lhes são conferidos e dos usuários que os dinamizam.

Monumento aos Pracinhas, Aterro do Flamengo, Rio de Janeiro, 2012
Foto Carina Cardoso

Ver a cidade pela perspectiva do transeunte é fundamental para buscar o equilíbrio entre o meio urbano e a arquitetura, solucionando com cuidado as questões inerentes a esse espaço de transição, tão importantes para as nossas vidas.

Alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFJF em frente ao painel de azulejos de Cândido Portinari, no Palácio Capanema, antigo Ministério de Educação e Saúde, Rio de Janeiro, 2012
Foto Antônio Agenor Barbosa

sobre as autoras

Carina Folena Cardoso e Isadora Tavares Monteiro são alunas do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-MG) e que, convidadas pelo professor Antônio Agenor de Melo Barbosa, participaram da viagem de estudos ao Rio de Janeiro, escrevendo a partir de suas impressões o presente relato.

sobre o professor

Antônio Agenor Barbosa é professor do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-MG) e coordenador da viagem de estudos à cidade do Rio de Janeiro que motivou este relato escrito pelas alunas Carina Folena e Isadora Tavares Monteiro.

comments

070.03 viagem de estudo
abstracts
how to quote

languages

original: português

share

070

070.01 paisagem natural

O domo de rocha do professor Aziz

Victor Hugo Mori

070.02 exposição

A possibilidade de afetar na cidade

Junia Mortimer

070.04 exposición

Desobedientes de pacotilla

Fredy Massad

070.05 editorial

Oscar Niemeyer e o prêmio que faltou!

Michel Gorski

070.06 ministério do arquiteturismo

Ministério do Arquiteturismo adverte...

Valdir Zwetsch

newspaper


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided