Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

architectourism ISSN 1982-9930

abstracts

português
O aniversário de Jane Jacobs – a grande defensora da calçada, do lazer urbano e da cidade tradicional – é boa hora para uma volta no quarteirão do bairro onde está nossa própria casa.


how to quote

CALLIARI, Mauro. Uma volta no quarteirão. Homenagem ao aniversário de nascimento de Jane Jacobs (4 de maio de 1916). Arquiteturismo, São Paulo, ano 08, n. 086.05, Vitruvius, abr. 2014 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/arquiteturismo/08.086/5161>.


Moradores andando pelo bairro
Foto Mauro Calliari

A jornalista que enfrentou os tratores de Robert Moses na Nova Iorque do final da década de 1950, e que inspirou urbanistas pelo mundo todo a recolocarem as pessoas no centro de suas preocupações, faria 98 anos neste mês de maio.

A defesa intransigente das calçadas, a urbanidade, a importância do pequeno comércio, dos usos combinados e da diversidade, Jane Jacobs desfilou ideias simples e poderosas em seu Morte e vida das grandes cidades, de 1961.

Uma delas é a descrição do "balé" da vizinhança, em que, ao longo do dia, os estabelecimentos comerciais vão sendo abertos, as pessoas se encontram, conversam, pedem favores. Crianças brincam, vigiadas pelos "olhos da rua". Gente que está nos prédios participa da rua. Estranhos aparecem, interagem, pedem informações, passam, sem ameaçar a tranquilidade dos moradores.

É às calçadas que a autora atribui o papel da convivência, da troca entre as pessoas, da própria segurança do bairro.

Ora, pensei, se as calçadas do quarteirão de Jane Jacobs no Greenwich, em Nova Iorque da década de 1960, foram tão inspiradoras, quem sabe uma voltinha pela minha vizinhança em Pinheiros, São Paulo em 2014, pudesse pelo menos trazer alguma ideiazinha sobre a urbanidade. Quem será que está por aí, pelas calçadas, cuidando da cidade?

Sem andar muito, encontrei duas realidades bem diferentes.

A primeira realidade é o quarteirão dos muros altos.

Nesse trecho das casas e prédios cercados, a calçada é dos guardas. Eles dão indicações, conversam com o carteiro, os entregadores e as empregadas domésticas que lavam a calçada mesmo na estiagem. Opa! Um passeador de cachorros, e levando cinco de uma vez! Um morador entra de carro, a porta automáticas se abre e fecha e ele desaparece sem deixar vestígios. Nos finais de semana, quando o trânsito diminui, vejo muitos desses moradores de tênis, caminhando e curtindo o leito da rua. Ou seja, o pessoal até quer sair por aí, mas os muros altos, as calçadas estreitas, o trânsito de carros os afastam da rua. Quando, há alguns meses, uma árvore caiu e interrompeu o trânsito, a rua ficou lotada, parecia uma festa e um vizinho com quem nunca tinha conversado pediu pizza e ofereceu para todo mundo.

Atravessando a rua, chego a outro tipo de configuração que talvez fosse mais do jeitão da Jane Jacobs, os quarteirões de usos variados, que têm igreja, lojinhas, banca de jornal, bares, prédios, escritórios, um clube, escola de inglês, academia... A diferença é clara: aqui, tem gente nas calçadas!

Logo ali, na esquina da igreja, o homem que costuma dormir na calçada me cumprimenta, mas sai correndo para ver se consegue algum trocado de uma moça que estaciona seu carro. Ela tenta se livrar rapidamente mas não escapa de um pedágio urbano compulsório.

Rapazes na banca de jornal
Foto Mauro Calliari

Uma banca de jornal mais adiante faz algumas pessoas pararem – será o álbum de figurinhas da Copa?

Mesas de uma padaria invadem a calçada, e até atrapalham a caminhada, mas pelo menos estão lá, oferecidas a quem pagar o preço de um café para ter direito à vista.

Padaria na esquina
Foto Mauro Calliari

Três funcionários de um bar fumam sentados numa mureta. Duas professoras de pilates também fumam, um pouco ressabiadas, talvez não queiram que seus alunos as vejam.

Na hora do almoço, os trabalhadores de escritórios em torno exibem orgulhosos seus crachás enquanto passeiam despreocupados num passo que evidencia a pouca vontade de retomar o trabalho. Um deles palita o dente e dois parecem muito interessados em ajudar a única moça do grupo, que, de salto alto, tropeçou num pedaço de raiz que levantou o piso. Ela retribui com um sorriso largo mas ambíguo, que parecia incluir os dois, sem garantir nenhum.

À tarde, há uma certa calmaria. Pedreiros de uma obra trabalham sem pressa e um casal passeia tranquilo.

Pedreiros refazem a calçada
Foto Mauro Calliari

No final da tarde, o happy-hour começa devagar, mas logo vai lotando a cervejaria.

Às sextas e sábados, os casamentos enchem o ar de música e as calçadas de convidados bem vestidos, que esperam pelos manobristas sem ousar sair dali. Mas não há razão para temer. Mesmo na fraca luz, tem gente andando e rindo, indo e vindo da pizzaria que fica logo ali mais em frente. Até no predião fechado pelas indefectíveis grades, alguns adolescentes ficam por ali, conversando, tranqüilos.

Cervejaria na esquina
Foto Mauro Calliari

Não, não são os quarteirões do ideal de urbanidade que Jane Jacobs pregou.

E o ritmo da nossa calçada não se parece com um balé, talvez um baião meio truncado, que avança enquanto retrocede. Mas é o ritmo que temos no momento e deu vontade de sentar ali na muretinha da igreja e apreciar um pouquinho os dançarinos do nosso cotidiano, enquanto imagino o que acontecerá com esse pedaço de mundo nos próximos 98 anos. Enquanto isso, os ideais de Jane Jacobs parecem mais vivos do que nunca...

sobre o autor

Mauro Calliari é administrador de empresas, mestre em urbanismo e consultor de organizações.

comments

086.05 turismo caseiro
abstracts
how to quote

languages

original: português

share

086

086.01 editorial

Um jogo de 7 acertos

Abilio Guerra and Michel Gorski

086.02 cultura popular

Comer na rua

Roney Cytrynowicz

086.03 cultura popular

A comida nossa de cada rua

Michel Gorski

086.04 cultura popular

Os inventivos carrinhos dos ambulantes de Bogotá

Abilio Guerra

086.06 ministério do arquiteturismo

Ministério do Arquiteturismo adverte...

Victor Hugo Mori

newspaper


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided